sábado, 4 de fevereiro de 2023

#OBlogExplica Por que o Comunismo é considerado um "bicho-papão"?

 

Nota do Blog:  O Texto ficou longo, mas você, que leu aqui, fique à vontade pra sugerir mais fatos e pesquisas históricas. E caso você fale de massacres em países socialistas, também poderemos falar em massacres nos países capitalistas, durante guerrasepidemiaspandemiasetc, etc e etc.      


Volta e meia a gente vê muitas pessoas com medo do Sistema Comunista, mas o que é o Comunismo, por que mete tanto medo e se há alguma possibilidade do Brasil vir a ser um país comunista a gente vai tentar explicar a partir de agora.

Pra começo de conversa, o Brasil nunca foi comunista, nem mesmo nos anos de 1936 (Estado Novo - Getúlio Vargas) e 1964 (Golpe e instalação da ditadura civil-militar). Em ambas as épocas, havia um crescimento da participação popular, o que acabou sendo reprimido pelas elites de suas épocas. Isso lembra alguma coisa?

E não sou eu que estou falando isso não. Quem me disse isso foi a Sofia Manzano, que se candidatou à Presidência da República em 2022, pelo Partido Comunista Brasileiro. Ela havia me concedido uma entrevista, na semana de lançamento de sua pré-candidatura. "Como você expressou, todas as vezes em que a classe trabalhadora avança em sua luta contra a burguesia no Brasil, essa classe exploradora se utiliza dos meios mais brutais para não perder o poder e seu domínio. Tanto no Estado Novo quanto na Ditadura Militar de 1964, os regimes ditatoriais foram instalados não só para combater os comunistas, mas para impedir qualquer forma de democracia. Isso mostra o quanto a classe dominante no Brasil é autocrática, perversa e brutal contra a classe trabalhadora, especialmente a parcela historicamente mais vulnerável da população, que são as e os negros (as), as mulheres, as e os indígenas e quilombolas, a população LGBT, as e os camponeses (as)", disse-me ela à época. 

E o que é, de fato, o comunismo? 

O Comunismo é uma ideologia e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes sociais, do dinheiro e do Estado. Como tal, o comunismo é uma forma específica de socialismo.

Então quer dizer que Comunismo e Socialismo são as mesmas coisas? 

Não, né?

Segundo os teóricos socialistas, para se chegar a uma sociedade comunista é preciso, antes, passar pela etapa do socialismo.


O socialismo é um sistema econômico e ideológico que procura alcançar a igualdade entre os membros da sociedade. O comunismo, por outro lado, seria o resultado da implantação das ideias socialistas, onde o objetivo principal é a busca da igualdade entre os membros da sociedade. Assim, o governo, que estaria formado pela classe trabalhadora, seria o proprietário e teria o poder decisório em todos os assuntos.

Então, uma sociedade comunista ou o sistema comunista é um tipo de sociedade e de sistema económico postulado para emergir dos avanços tecnológicos nas forças produtivas, é caracterizada pela propriedade comum com livre acesso aos meios de produção aos artigos de consumo e, sem a existência de divisão em classes e sem Estado, implicando o fim da exploração do trabalho e o socialismo seria uma transição entre o capitalismo e o comunismo.

Dito isso, já houve Comunismo no Mundo? A resposta é não

O que ocorreu na União Soviética e nos Países do Leste Europeu, que hoje são capitalistas, e o que ocorre na China, em Cuba e em países asiáticos como Vietnã, Coreia do Norte e Laos são experiências socialistas com ideologias locais, com base em suas lideranças. A Venezuela não é socialista e a miserabilidade naquele país é devido a um bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, da mesma forma que é imposto a Cuba há, pasmem, 60 anos.

E por que tanta gente tem medo do Comunismo?

Uma das características do pensamento comunista como ideologia é a noção de luta de classes. Essa ideia é muito distorcida no debate atual, principalmente no Brasil. Há quem pense que seja uma luta armada. De fato, aconteceu a Luta Armada no Brasil, mas foi pra combater o Regime Militar da época (1964-1985) e os grupos foram duramente reprimidos à época. 

Se fala que o Comunismo é contra as igrejas e muitos religiosos realmente rezam contra a "Ameaca Vermelha". No entanto, a primeira legislação de respeito às religiões no Brasil veio de um comunista, o escritor Jorge Amado (1912-2001). Embora ateu, Amado simpatizava com os cultos afro-brasileiros, como o Candomblé e foi o autor da emenda 3218, que promovia a Liberdade de Culto.

Ou seja: Se em outros países há uma proibição de seguir religiões, isso não acontece no Brasil Atual e devido à legislação vigente, não há perigo algum de fechamento de igrejas, se bem que os terreiros de Umbanda e Candomblé têm sofrido ataques. O Blog inclusive acompanhou um caso aqui em Pernambuco. 

Falam muito que o Comunismo é Miséria. Mas e o Capitalismo?

Né? O Capitalismo tem algumas características básicas: É uma economia baseada no mercado, com os bens e serviços destinados a gerar lucro além da necessidade de produção e compra contínuas para que a economia capitalista funcione eficientemente. No entanto, a  classe trabalhadora, além de passar a vida engolindo esse discurso, luta para sobreviver, e não há tempo para mais nada. Além disso, a fome é a face mais cruel do sistema capitalista, sem falar das desigualdades sociais e degradações ambientais.

No Brasil, embora o sistema seja Capitalista, a Democracia permite a criação de agremiações políticas a exemplo do Partido Comunista Brasileiro e Partido Comunista do Brasil, bem como de partidos mais à esquerda como o Partido Socialista dos Trabalhadores UnificadosPartido da Classe Operária e a Unidade Popular pelo Socialismo. O Partido dos Trabalhadores (que nunca implantou o Comunismo no Brasil e nem pensa nisso) e o Partido Socialista Brasileiro são considerados de Centro-esquerda. O Partido Socialismo e Liberdade é uma dissidência do PT e mais à esquerda também. Já a Rede Sustentabilidade é um partido de centro-esquerda



Em outras palavras: o Comunismo é visto como o "bicho-papão", mas quem realmente é monstruoso é o Capitalismo.