segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

#OBlogExplica Por que não devemos dar palco?

 

"Falem bem ou falem mal, mas falem de mim". Esse dito popular mostra o quanto é importante continuar "na boca do povo" e isso acabou se tornando útil até para pessoas públicas. E o que ocorre? Muita gente acaba se indignando com as bobajadas que certas pessoas escrevem e mesmo pra criticar, acabam compartilhando(!). 

Pelo visto a gente não aprende, né? 

As bobajadas acabam pautando os assuntos do dia e a gente perde tempo e energia com isso (e isso que só deveria importar para quem foi realmente ofendido), em vez de concentrar forças nos assuntos que realmente interessam e que mexem com a vida brasileira. Disse isso no Twitter neste domingo (05) e acabei sendo atacada. Em outras palavras: acertei em cheio nisso que eu estava pensando 

Olha minha postagem no Twitter ontem (05/02):

PS: desculpem o palavreado, mas é que o assunto me irritou em tantas camadas...
PS II: silenciei a todos que me atacaram, mas observem que eles sentiram muito em serem chamados de "cortina de fumaça"

Quando foi hoje (06/02), o Dep. Federal André Janones (Avante - MG), considerado o "herói das redes" durante a campanha eleitoral do ano passado e que escreveu um livro sobre a mobilização digital, chamada de "janonismo cultural", disse as mesmas coisas que eu falei com outras palavras

Mas como a gente faz pra não cair na armadilha das bobajadas e nem deixar que eles pautem o assunto do dia? Como a gente faz pra "não dar palco pra maluco?" Primeiro, precisamos entender o que significa "Algoritmo".

Todo o conteúdo recomendado é definido pelas ações realizadas na plataforma, também chamado de "sinais". Quando você segue algum tópico ou costuma interagir com conteúdos o algoritmo entende que você está interessado(a) em posts de assuntos semelhantes.

Quando isso ocorre, é provável que outros perfis também sejam recomendados, principalmente se eles tiverem algum post recente que viralizou. Em outras palavras: qualquer pesquisa que você faça, sempre vai aparecer conteúdo semelhante.

Esse vídeo da Deutsch Welle explica mais detalhadamente o que é o bendito Algoritmo



Dito isso, o que podemos fazer pra não cair nas armadilhas e nos concentrarmos nos assuntos de importância para nós, para a nossa comunidade, para o Brasil, para a humanidade? A gente não pode ignorar de todo, mas precisamos evitar o engajamento. 

Algumas providências simples podem ser tomadas por você:

1) Viu uma bobajada ou cortina de fumaça? Procura segurar a curiosidade e não abra o vídeo, o meme, o link, se não, já vai engajando.

2) Ficou indignado com alguma postagem? Não responda. Se for algo grave, faça a denúncia na rede social, mas não responda, muito menos compartilhe - ainda que seja para criticar - porque o Algoritmo não tem como saber se você gostou ou não, se você comenta e compartilha, na cabeça do algoritmo, você tá gostando do conteúdo, e aí, um abraço! Vais continuar a receber mais e mais conteúdo assim.

3) E para usuários e robôs que insistem em postar conteúdo ruim, faça duas coisas: primeiro, você silencia; segundo, você bloqueia. Dá um trabalhinho, mas a paz é garantida.


Atualização: Meu amigo Lucas Vieira disse que discordava de mim e mostrou bons argumentos, que publico aqui. Eu continuo discordando dele, mas gostei da forma como ele mostrou racionalmente tudo aquilo que pensava. Vou passar essa thread que ele escreveu.