Ontem (10/02), depois de passar o dia debaixo de críticas, o governo de São Paulo recua sobre validade para laudo de autismo após vetar projeto de lei sobre laudo permanente para TEA - Transtorno do Espectro Autista. Só que o autismo não passa nem tem cura por um simples motivo: AUTISMO NÃO É DOENÇA!
Inclusive, está tramitando no Congresso Nacional um projeto de lei, da deputada federal Maria Arraes (SD-PE) para tornar permanente laudo para deficiências e transtornos irreversíveis como o do espectro autista
O Autismo ou os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são condições médicas que levam a problemas no desenvolvimento da linguagem, na interação social, nos processos de comunicação e do comportamento social da criança. Ele está classificado, hoje, dentro dos Transtornos do Desenvolvimento.
A deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP) é mãe de um garoto autista, fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa e fez um vídeo indignada com o veto ao projeto de lei:
O governador @tarcisiogdf vetou o projeto de lei 665/2020 do @dep_paulocorreajr que tornava ilimitada a validade do laudo de autismo. A justificativa do veto é preocupante, porque a instrução da Secretaria da Saúde para o governador é praticamente que “autismo pode passar”. pic.twitter.com/H4rJN5CrML
— Andréa Werner (@andreawerner_) February 8, 2023
Vacinas - Já que explicamos que Autismo não é Doença, agora vamos falar de outra fake news troncha: a de que Vacinas causam autismo (!). E isso, definitivamente, NÃO PROCEDE DE JEITO NENHUM. O boato surgiu no Reino Unido em 1998, quando um médico inglês publicou um estudo descrevendo o caso de 12 crianças que desenvolveram comportamentos autistas e uma inflamação intestinal grave. Isso foi o suficiente para que famílias deduzissem por si mesmas que as vacinas causavam mal.
Anos mais tarde, descobriu-se que o médico tinha forjado os resultados da pesquisa.
Mesmo assim, isso trouxe estragos terríveis, a começar pelo impulsionamento do Movimento Antivacina, que tem seus tentáculos pelo mundo, inclusive no Brasil.
Aqui tem outros sites onde você pode ler e pesquisar mais sobre o assunto:
- Site do Drauzio Varella
- Instituto Lagarta Vira Pupa
- Site Autismo e Realidade
- Site Canal Autismo