Uma operação conjunta da Neoenergia com Polícia Civil, Polícia Militar e Instituto de Criminalística identificou 11 apartamentos do Residencial Toronto, localizado no bairro da Nossa Senhora do Ó, em Paulista, furtando energia. Os moradores estavam ligados diretamente na rede de distribuição, consumindo energia sem passar pelo medidor. Quatro moradores foram conduzidos à delegacia para responderem por furto de energia. Um deles ainda foi encontrado com materiais elétricos geralmente utilizados para fazer esse tipo de ligação clandestina.
O volume de energia desviado no residencial era de 1.320 kWh, quantidade que seria suficiente para abastecer um comércio de grande porte por 30 dias. _“Nossa área de inteligência analisou o consumo dos moradores do residencial e identificou que alguns apartamentos não tinham consumo. Realizamos uma vistoria e encontramos o furto. A parceria com a Polícia e o Instituto de Criminalística foi muito importante para que pudéssemos atuar com tranquilidade e retirarmos as ligações clandestinas”_, *afirmou o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.*
Toda energia não medida será cobrada de cada cliente, conforme determinações estabelecidas pela legislação do setor elétrico. Os moradores foram orientados a estruturar o padrão de entrada para que a distribuidora vá ao local e faça a ligação das unidades consumidoras.
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
*DENÚNCIA*
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.
Imprensa Neoenergia PE