quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Livre de Assédio, referência em protocolos de segurança e acolhimento, marca presença no Carnaval do Recife


Criada pela jornalista Ana Addobbati, empresa é pioneira no combate a casos de assédio em ambientes corporativos e eventos, e em 2023, leva formato ao Camarote Oficial do Galo da Madrugada e ao Carvalheira na Ladeira.

Por iniciativa da Livre de Assédio, primeira plataforma completa de orientação, capacitação e operacionalização de ações contra o assédio no Brasil, o Recife foi uma das primeiras cidades do País a contar com espaços e eventos com protocolos contra casos de desrespeito e abuso a mulheres, ao público LGBTQIAP+ e à população afro-brasileira.

A empresa, fundada e dirigida pela jornalista recifense Ana Addobbati, em 2017, inclui agora no portfólio, que já conta com os restaurantes Camarada Camarão e o Festival No Ar Coquetel Molotov, o Camarote do Galo da Madrugada. A conquista se soma à consolidação da parceria com um dos espaços mais disputados no Carnaval pernambucano, o Carvalheira na Ladeira, que pela quarta vez contará com o time da Livre de Assédio atuando em todos os dias do evento, ao lado do staff da marca. 

“Este retorno do Carnaval está sendo muito especial. As empresas e os produtores estão mais atentos e sensíveis à necessidade de se ter um protocolo de segurança, que previna e oriente como atuar em casos de assédio. O Recife partiu na frente, com a Carvalheira, há quatro anos, e agora, especialmente após o caso envolvendo o jogador Daniel Alves, na Espanha, este tema veio à tona e mais empresas abrem os olhos para este grande problema que é a insegurança na balada. Para se ter ideia do tamanho do problema, 78% das brasileiras já foram assediadas em baladas. Ainda estamos muito longe de desfrutar de liberdade e segurança no lazer, por isso é tão importante que mais empresas se preocupem com o tema. Todos perdem com o assédio: produtores, marcas e o público”, comenta a diretora da Livre de Assédio, Ana Addobbati que, além do Carnaval de Pernambuco, leva a Livre de Assédio ao Camarote Brahma, em Salvador.

O objetivo de Ana Addobbati é criar espaços para que grupos minoritários em direitos possam viver sua vida em todo seu potencial, sem assédio sexual ou moral, sem racismo, sem LGBTfobia ou qualquer outra forma de discriminação. Por meio da Livre de Assédio, são oferecidos treinamento, acompanhamento de ações, desenvolvimento de protocolo de segurança e atendimento a vítimas, e ainda SAC com equipe remota, recebendo e direcionando as vítimas. 

Ao aderirem a estas ferramentas, bares, restaurantes, baladas, hotéis e eventos ganham o selo Livre de Assédio e passam a ser locais de referência onde todas, todos e todes são livres para viver o seu lazer. Sem medo de assédio, sem medo de negligência.

O risco de sair para se divertir no Brasil, especialmente quando se é mulher, é alto. Além de 78% das mulheres já terem sofrido algum tipo de assédio em baladas, a grande maioria delas não se sente segura em sair sozinha. E o pior, 89% das vítimas de assédio não denunciaram a seguranças e outros profissionais de bares o fato por não acharem que seriam acolhidas.

SOBRE ANA ADDOBBATI
Jornalista que, desde 2017, atua com projetos escaláveis de prevenção ao assédio, tendo impactado, com suas ações mais de 184 mil pessoas no País. Pela Livre de Assédio, ela foi agraciada com o Selo Ilmpact (Fundação Dom Cabíal), como uma das criadoras de iniciativas de maior impacto para a igualdade de gênero na América Latina. Em Pernambuco, criou protocolos de segurança para o Carvalheira na Ladeira, Coquetel Molotov No ar e rede Camarada Camarão. 

Em 2022, foi responsável pela campanha Bares Livre de Assédio, com patrocínio da marca Johnnie Walker, em São Paulo, e da Arena Fifa Fan Fest, em Copacabana, com patrocínio da Ambev. Hoje, desenvolve ações contra o assédio para empresas como a Vale, L‘im e Dow Química. É conselheira da Civicus Aliança Global pela Participação Cidadã e da Fair Share, iniciativa do governo alemão em prol da governança inclusiva feminista. Foi uma das cocriadoras da campanha “aconteceunocarnaval” e do Mapa do Assédio no Carnaval 2018, indicada a prêmios como Impacta Nordeste e Empreendedora do Ano.