Começam nesta terça-feira, 28 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), relativo ao primeiro semestre de 2023. O programa seleciona alunos para bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Acesso Único, do Ministério da Educação (https://acessounico.mec.gov.br).
Em Pernambuco, duas instituições de ensino superior vão conceder 169 bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma delas é a Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), na Zona da Mata Norte, que oferece cinco bolsas integrais para o curso de Medicina.
A outra é o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), que disponibiliza 164 vagas no Campus Recife. Os cursos disponíveis dentro do ProUni, para este primeiro semestre, são os de Direito, Enfermagem, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Administração, Ciência da Computação, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
Quem pode concorrer - Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e/ou em 2022, desde que tenham tirado nota acima de 450 pontos e que não tenham levado zero na prova de redação. Eles também terão que comprovar ter renda familiar bruta mensal de até R$ 1.953,00 por pessoa (para as bolsas integrais) ou de até R$ 3.906,00 (para as bolsas parciais).
Inscrições - As inscrições começam nesta terça, dia 28 de fevereiro, e vão até 3 de março, pelo Portal Acesso Único, do MEC (https://acessounico.mec.gov.br). Durante os dias de inscrição no ProUni, equipes presenciais estarão de plantão no Campus Unit Recife, na Imbiribeira, e na sede da FITS, em Goiana, orientando e esclarecendo dúvidas dos candidatos sobre documentos e procedimentos.
Após entrar no sistema e preencher as informações solicitadas, o interessado deve escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil - e que podem ser alteradas até o último dia das inscrições. Alunos com deficiência e os que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas podem concorrer dentro do sistema de cotas.