domingo, 19 de fevereiro de 2023

Iniciativa garante apoio a catadores de materiais recicláveis no Carnaval do Recife


A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), em parceria com a cervejaria Ambev, promove uma iniciativa de apoio a 400 catadores do Recife. Durante os dias de folia na capital pernambucana, os catadores vão receber um valor fixo por jornada de trabalho e remuneração pela venda dos materiais recolhidos. 

Além disso, todos os trabalhadores recebem Equipamento de Proteção Individual (EPIs), sacos apropriados para coleta, bonés, camisetas, crachás e têm acesso a postos de apoio com hidratação e banheiros. A expectativa é que 15 toneladas sejam coletadas no Recife. Os resíduos são pesados na hora em centrais de coleta instaladas em locais estratégicos dos circuitos carnavalescos.

“O objetivo é fortalecer o protagonismo dos catadores (as) na cadeia de reciclagem e economia circular. Esta ação do Carnaval 2023 engloba uma prestação de serviços diferenciada. Além da atuação dos catadores, usaremos a tecnologia blockchain, para garantir a rastreabilidade dos resíduos”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha, ao explicar a plataforma de rastreabilidade ANCAT Reutiliza Já, uma novidade na ação dos catadores em carnavais e que garante maior eficiência no controle e destinação de cada tipo de resíduo.

“Por mais um ano, estamos ao lado de ambulantes e catadores de todo o Brasil no Carnaval, que são extremamente importantes no nosso ecossistema e essenciais na nossa jornada de logística reversa e impacto positivo. Afinal, parcerias como essa com a ANCAT beneficiam toda a cadeia e incentivam a cultura da reciclagem e a conversão dos materiais em geração de renda, fomentando o crescimento compartilhado”, comenta Mariana Senna, diretora da Ambev.