sábado, 4 de fevereiro de 2023

Do tatame para a cana: a história de Renato Quirino

 

Renato Quirino sempre se sentiu realizado ao dar aulas de Tae-kwon-do, a famosa arte marcial coreana. "Em 20 anos de luta, ensinei muitas crianças, que hoje são adultos cidadãos, pais e mães de família. E sempre mostrei aos meus alunos que sempre é possível começar de novo, de novo e de novo", afirma. 

O que ele não imaginava era que o recomeço acabou sendo a tônica da sua vida. Em 2020, veio a pandemia do Coronavírus e ele precisou fechar as portas de sua academia. O que fazer para trabalhar? Havia um ano em que ele - até então por hobby - fabricava artesanalmente a cachaça, com misturas de frutas e raízes. Mas agora era o desafio: ele precisava sobreviver e então uniu o útil ao agradável.

"Como precisei parar minhas atividades profissionais devido à quarentena, fui pesquisar sobre os segmentos que não haviam parado: vendas de comida, roupas, bebidas, fabricação de máscaras. Então falei com um casal de amigos que sabia fazer uma receita de cachaça com canela. E eles me levaram para conhecer outro amigo, que também fabricava misturas para cachaças e ele me ajudou. Novos sabores, muitas dicas, e a partir de então fui ao YouTube ter aulas e chegar em novas receitas e dessa forma, cheguei à grande lista de sabores que tenho hoje", relata. 

Até então, Quirino era dedicado exclusivamente ao esporte. Não seria contraditório atuar num ramo do fabrico e venda de bebidas alcóolicas? "No começo eu me fiz essa pergunta também. Mas minha cabeça respondeu sempre que há tempo de aprender uma nova arte. Hoje eu tenho isso como profissão, o de misturar ervas, plantas, cascas de árvores e ter o cuidado de que essas misturas não façam mal a ninguém. Da mesma forma que procuro aprender, eu também procuro ensinar a arte do Tae-kwon-do a quem me procura".

Seja como professor de artes marciais ou artesão cachaceiro, ele aprendeu muito no que se refere ao empreendedorismo. "As duas artes vêm me ensinando que é sempre possível aprender e reaprender cada vez mais. Com o Tae-kwon-do aprendi a nunca desistir, até mesmo por ser um incentivador de crianças, adolescentes e jovens", afirma. Agora estamos em época de ciclo de Carnaval. Será que vamos ter novidades da Cachaçaria Família Quirino? "No Carnaval, o povo gosta muito de tomar batidas de frutas e aqui sempre preparamos promoções na nossa loja.

E que diferenciais podemos encontrar na Cachaçaria Família Quirino? "É clichê dizer que faço tudo com muito amor, mas é a mais pura verdade. Mexer com o paladar das pessoas é desafiador, dizer que no licor na cachaça tem pimenta e ver o cliente de 'boca queimada' me  traz satisfação... (risos)"

Serviço:
Cachaçaria Família Quirino
Instagram: @arte_em_cachaca
Whatsapp: 5581998103716