O grupo português Casais, que atua no mercado global de Engenharia e Construção há mais de 60 anos, está chegando ao Nordeste, iniciando operação por Pernambuco. Considerada pelo quinto ano a melhor construtora de Portugal e referência internacional na reabilitação de imóveis históricos e na edificação de hotéis e resorts na Europa, a empresa é reconhecida no mundo pelo avançado modelo de gestão de negócios com foco na inovação construtiva.
Presente em 17 países nos cinco continentes, entre eles Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Espanha, Holanda, EUA, Catar, Moçambique, Angola e Rússia, foi a que construiu mais hotéis e resorts na Europa. A estratégia para o Brasil é atuar em nichos imobiliários de padrão mais elevado, trazendo a expertise de bons acabamentos e eficiente gerenciamento de obras. O grupo atua na execução de projetos próprios e de terceiros. “Além da tecnologia, um dos grandes diferenciais da Casais é a rapidez na execução das obras, o que implica também em redução de custos”, ressalta o representante do grupo no Nordeste, o engenheiro Marco Antônio Costa que, em Pernambuco, foi responsável pela construção do Estaleiro Atlântico Sul e do Túnel da Via Mangue, entre outras obras de destaque.
Casais no Recife
O primeiro empreendimento a ser executado pelo grupo no Nordeste é o Smart Capibaribe, um residencial na Ilha do Leite, no Recife, que deve gerar cerca de 180 empregos diretos e indiretos. Ficará localizado no centro do Pólo Médico do Recife e de um complexo de empresariais que abrigam escritórios corporativos e clínicas. O projeto traz plantas com um ou dois quartos e opções de serviços para oferecer comodidade aos moradores e visitantes. Inclui lavanderia, academia, rooftop com piscina, lounge e bar. “A vista aberta à beira do Rio Capibaribe também é um grande diferencial. A qualidade visual traz uma sensação superior a de apartamentos maiores ou até do mesmo tamanho com varanda”, revela Danielle Sabiá, arquiteta que participou do desenvolvimento e deu apoio ao escritório da Jerônimo da Cunha Lima Arquitetos, empresa que criou e assina o projeto.
O Smart Capibaribe terá 15 andares, com 230 apartamentos e 4 lojas no piso térreo. As unidades, sejam de 37m² ou de 55m², contarão com opção de entrega com mobiliário e ainda possibilidade de gestão de locação pela plataforma Housi. “Será um residencial com alma de hotelaria. Em sua essência, tem potencial para investidores e perfil para locação. Está localizado em uma área central, para quem tem agenda de negócios da Zona Sul e na Zona Norte, e em um centro médico. Vai funcionar, sem dúvida, como um grande apoio a pessoas em tratamento médico ou familiares que acompanham pacientes e, ainda, a médicos que trabalham no local”, complementa Marco Antônio Costa.
Projetos executados e inovação
Além da construção imobiliária, o Grupo Casais está no setor da Construção Civil e Obras Públicas de Portugal e já desenvolveu projetos em outros 24 países, nos cinco continentes. No Brasil, está presente na manutenção do aeroporto Rio Galeão (RJ) e na construção do Hotel Ibis Paulista (SP), em obras de retrofit em shoppings e hotéis do Rio de Janeiro, nos consulados de Portugal e do Canadá, em catedrais da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo e em Resorts diversos.
A Casais atua ainda na incorporação imobiliária nos segmentos de habitação, edifícios industriais e comerciais, Hotéis built to suit e de serviços principalmente em Portugal e em países da Europa. Atualmente, desenvolve naquele continente uma plataforma de construção industrializada que pretende trazer para o Brasil, visando principalmente a construção popular e a residência profissional, permitindo velocidade e baixo custo de construção.