quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Ansiedade pós-férias: como superar a insônia e dormir bem


A ansiedade pós-férias é aquela sensação de angústia que surge quando percebemos que em breve voltaremos à rotina. Muitas vezes, esse retorno acaba interferindo nas noites de sono, um dos momentos mais importantes de relaxamento e recuperação do corpo e mente. Seria maravilhoso se houvesse um botão para nos desligarmos das preocupações na hora de dormir, como não existe, ao deitar, a ansiedade pode não nos dá trégua e, ao contrário do relaxamento, surge a tensão e inquietamento, que faz a gente ficar se revirando na cama. 

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, apontou que 41,7% dos entrevistados que estão voltando das férias, tem apresentado distúrbios do sono, como dificuldades para dormir, pois é através de um boa noite de sono que são produzidas citocinas (proteínas responsáveis pelas defesas do organismo contra os processos infecciosos), além da restauração das funções cognitivas do cérebro, permitindo uma maior concentração nas tarefas do dia a dia, bem-estar, diminuindo o risco de quadros de depressão. 

A cama é um lugar sagrado. Por isso, é fundamental que ela seja um local aconchegante, reconfortante e que proporcione uma condição ideal para o descanso. Devido a isso, o Home Center Ferreira costa separou algumas dicas, em como melhorar a noite de sono. 

A primeira dica é a do colchão. Ele importa e muito! O conforto do colchão precisa estar em harmonia com as cobertas. Diferentes texturas de tecido podem trazer mais conforto para dias mais quentes e mais frios. O ideal seria colocar primeiro o lençol superior, depois o edredom mais “encorpado” por cima. Deixe uma manta ou cobertor mais fino sempre dobrado aos pés da cama, além de ficar elegante e útil para quem tem muito frio à noite. Prefira tecidos com fibras naturais, que aquecem e “respiram”. Lãs, flanelas, algodões e veludos são ótimos para a estação mais fria do ano. Para deixar decoração da cama mais completa, a dica é usar almofadas. Elas trazem cor e alegria para a decoração do quarto. 


Assim como o colchão, o Home Center também lembra sobre a importância de escolher o travesseiro com bastante cuidado. Isso porque ele não é um mero apoio para a sua cabeça. Sem uma estrutura adequada, o travesseiro pode ser responsável por dores como: cervicalgia, cefaleias, torcicolos, formigamentos nos braços e mãos. 

O importante é que ele se adapte à necessidade individual, considerando a distância entre a face e o ombro. Ao deitar, o ombro não deve ficar sobre o travesseiro, independentemente da posição utilizada. Para quem prefere ficar de lado, o ideal é que o travesseiro acomode bem o ombro e a cabeça. Usar outro travesseiro entre os joelhos ajuda a aliviar a pressão nas costas e alinhará o quadril e a região lombar, permitindo uma noite de sono ainda melhor. Evitar dormir de bruços é outra indicação, porque pode causar dores na coluna. Se for inevitável, o ideal é utilizar um travesseiro baixo no pescoço e outro sob a região abdominal para aliviar a pressão lombar. 

Ao escolher o travesseiro para uma criança, o cuidado deve ser redobrado. Como elas estão em crescimento, têm um tempo maior de sono e estão mais sujeitas a alterações posturais nessa fase. O uso de um travesseiro inadequado pode acabar trazendo vícios de postura. 

Trocar os travesseiros a cada dois anos é outro fator de extrema importância. Diferente de um colchão, a vida útil de um travesseiro é bem menor e deve ser respeitada para evitar dores e noites mal dormidas. 

É recomendado também usar uma capa e trocar a fronha do travesseiro a cada dois dias. Por estar em contato direto com o rosto, é normal que secreções acumulem e com o calor do corpo, formam um microclima favorável ao surgimento de ácaros, fungos e bactéria que podem causar vários problemas de saúde, entre eles, as alergias. Exponha o travesseiro à luz solar e ventilação, para evitar umidade. Se optar por uma limpeza mais profunda, consulte a etiqueta para verificar as recomendações do fabricante. 

Outra dica é ter sempre um tapete fofinho ao lado da cama, diminuindo o choque de temperatura ao levantar. Uma ideia legal é colocar um tapete sobre o outro (ou carpete). 

A Ferreira Costa também não podia esquecer da iluminação. É fundamental entender que a luz influencia o ritmo do nosso corpo, tanto a luz artificial das lâmpadas, quanto a luz natural, a luz do sol é o que regula nosso relógio biológico e faz com que funcione corretamente. A luz tem uma forte influência na produção de melatonina no organismo, que é o hormônio que nos manda alertas de que está na hora de dormir.  

Para se ter uma boa noite de sono, o corpo precisa começar a relaxar horas antes e a luz do quarto tem um papel importante nisso. A luz quente ou amarela induz o corpo ao relaxamento, sendo mais indicada para iluminar os quartos. Isso acontece porque as lâmpadas que emitem uma luz mais quente, de até 3.000K, criam um clima mais acolhedor, ideal para um ambiente de descanso. Usar uma luz muito branca, ou seja, uma luz mais fria (acima de 6.000K), pode despertar em vez de estimular o sono, por isso geralmente são usadas em locais de trabalho, salas e outros ambientes. 

E para quem anda se identificando com essa situação e vem sentindo falta de algum produto, eles podem ser encontrados no www.ferreiracosta.com, aplicativo ou nas lojas físicas. Mas, o mais importante é nunca esquecer de falar com um especialista. 

Sobre a Ferreira Costa: 

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa, maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.