Agora está circulando uma história de que o Governo Lula está suspendendo o porte de armas de PMs. Até o ministro da justiça, Flávio Dino, já falou que isso não procede:
Circula uma mentira difundida por bandidos sobre um suposto decreto alterando portes de armas de policiais militares. Mais uma ação de terroristas que não querem ver um Brasil em paz.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 21, 2023
O que está, de fato, acontecendo dentro do atual governo federal?
O presidente Lula da Silva assinou o decreto que dá início ao processo de reestruturação da política de controle de armas no Brasil, com o objetivo de ampliar a segurança da população brasileira. O decreto reduz o acesso às armas e munições e suspende o registro de novas armas de uso restrito de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). Também suspende as autorizações de novos clubes de tiro até a edição de nova regulamentação.
Nada disso é sobre o porte de armas para policiais militares, que são regidos por uma legislação específica. O site ponte.org fez uma matéria recente no que se refere ao porte de arma para militares estaduais. E nada se refere a retirar deles o direito de se manterem armados.
Armas matam e o Brasil precisa de paz.