IV Festeraguas – Festival de Teatro e Dança das Águas Sagradas acontece de 25 a 29 de janeiro São Benedito do Sul, homenageando além do poeta e escritor Ascenso Ferreira (foto), cinco mulheres: Duas in memorian, Socorro Raposo e Geninha da Rosa Borges e três que ainda resistem às intempéries da área cultural: Ivonete Melo, Luciana Raposo e Maria Paula, que nessa edição dão nome ao troféu “Pequena Barca” criado pelo mestre Celso Madeira, premiando atriz, encenador, iluminador e dançarina, respectivamente.
O IV FESTERAGUAS abre sua programação no dia 25 de janeiro com o espetáculo de dança "Mazurca Quilombola Clarão de Luz" e o espetáculo de Teatro infanto juvenil: "A Fada das Águas Sagradas". Nesse mesmo dia acontece a palestra "O Teatro na Educação" com o Professor Doutor da UFPE, Everson Melquiades .
Na grade do FESTERAGUAS, único festival da Zona da Mata Sul de Pernambuco, serão apresentados quatorze espetáculos nas linguagens do teatro, dança e circo que foram selecionados ou convidados pela curadoria do festival.
Palestra, lançamentos de livros, oficinas de perna de pau e máscaras de papel machê serão ofertados ao público. Como nas edições anteriores, todas as atividades são gratuitas com doação espontânea de alimentos não perecíveis que comporão cestas básicas que, posteriormente serão distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade, através da Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de São Benedito do Sul.
Com apresentações na praça da cidade, no Palácio das Artes – Estação da Cultura, no Ponto de Cultura, além da Pousada Flor do Campo, Escola Dr. José de Abreu e feira livre, o festival transforma-se numa celebração à arte e à cultura dos diversos segmentos sociais que antecipam-se a sua realização, promovendo encontros culturais; palestras; debates; oficinas e cursos, na pré-produção dessa ação cultural, que está inserida no calendário cultural do município.
Aprovado pela Câmara Municipal dos Vereadores de São Benedito do Sul, como um dos mais importantes eventos agregadores de valores artísticos, culturais e étnicos, sendo tratado inclusive, pedagogicamente, uma vez que as escolas públicas (tanto locais como de outros municípios da região) utilizam a programação do festival para promover aulas extraclasses e apresentar montagens artísticas e pedagógicas, tornando o evento um núcleo catalizador de saberes diversos propício à fruição, produção e reflexão do fazer artístico comprometido com a promoção da formação: pedagógica, cidadã e crítica, da autonomia e da liberdade criativa.
Com a Coordenação Geral de Carmelita Pereira, Dança com Raimundo Branco, Teatro com Didha Pereira e com a produção executiva de Feliciano Felix, o IV Festeraguas premiará os melhores espetáculos, direção, ator, atriz, dançarino, dançarina, coreógrafo, figurino, cenografia, iluminação, trilha sonora e terá premiação especial para propostas inovadoras e pedagógicas.
O IV Festeraguas – Festival de Teatro e Dança das Águas Sagradas conta com o incentivo FUNCULTURA, Governo do Estado/Secretaria de Cultura/FUNDARPE e apoio cultural do Fórum Permanente de Cultura SBS Engenho de Arte e PMSBS.
JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS
Esse ano, paralela a programação do IV Festeraguas, São Benedito do Sul recebe seis apresentações que fazem parte da programação da 29ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco. Terra das Águas – O Menino dos Olhos de Deus, com apresentação na praça da cidade, às 18h, abre a programação do JGE.