quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

E Antes de Tudo seria o Fim

No Recife, o Teatro do Parque, recebe o espetáculo “E, Antes de tudo, seria o fim”, da Companhia de Eventos Lionarte, de Limoeiro, e revela o universo particular de personagens que vivem, a partir do prisma de uma Matriarca.

por Luiz Pereira Neto

Da obra ‘Interiores’, do Recifense Edinaldo Ribeiro, e com intervenções dos fragmentos textuais retirados de obras literárias da zona da mata pernambucana, na próxima quarta-feira (25), às 19h30, a história de sete filhas controladas a punho de ferro pela Senhora Mãe, é o ponto de partida para o espetáculo “E, Antes de Tudo, Seria o Fim”, reunir um jogo de sentimentos como: a solidão, a paixão, o ódio, a humilhação, o arrependimento e a vingança, com um discurso cênico baseado no teatro do drama burguês e uma interpretação naturalista e épica.  

O espetáculo, que já participou de festivais em diversas regiões do estado, em programações presenciais e on-line, se passa no interior de uma casa, típica da arquitetura interiorana do Brasil, onde todas as personagens estão envolvidas psíquica e imageticamente. Durante doze cena, e com oito atores e atrizes, o espetáculo aborda a relação familiar, principalmente interiorana, agregada a um discurso opressor, segregador e discriminador, que perpetua toda história, criando um leque de possibilidades para debates, propondo análises ao discurso que as mulheres, obrigadas ou não, tiveram ou tem que reproduzir a cada minuto, a cada hora, a cada dia, ferindo sua dignidade, sua história.

“E, Antes de Tudo, Seria o Fim”, tem realização Companhia de Eventos Lionarte, da cidade de Limoeiro, e chega à capital pernambucana, dentro da programação do 29º Janeiro de Grandes Espetáculos, e busca fazer com que o público possa pensar, sentir e discursar sobre o outro e sobre si mesmo, diante do jogo cênico proposto. Pois, acreditamos que o teatro não só forma plateia observadora, mas também levar o público a crítica, debates e opiniões, enriquecendo a cultura, motivando o trabalho e fortalecendo a necessidade de se fazer arte no nosso País.

A apresentação acontece no Teatro do Parque, na próxima quarta-feira (25), a partir das 19h30. Os ingressos já podem ser adquiridos no valor de R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia), à venda na Guiche Web e na bilheteria do teatro 1h30 antes do espetáculo

FICHA TÉCNICA
Texto: E, ANTES DE TUDO, SERIA O FIM (Da Obra “Interiores” de Edinaldo Ribeiro, com fragmentos dos Livros “Vacatussa Vol. 3” e “Recital Mata Norte 2 – Andanças Literárias”)
Direção: Cleiton Santiago e Edinaldo Ribeiro 
Elenco: Radaméis Moura, Luiz Pereira Neto, Wallace Hallan, Yasmin Araújo, Rosa Maria, Luanna Santos, Paullino Henryque e Karla Catyara
Contrarregra: Lillian Lima e Karina Silva
Figurino: Cleiton Santiago
Execução de Figurino: Maria de Lourdes
Cenografia: Edinaldo Ribeiro e Cleiton Santiago
Execução de Cenografia: Marcant Equipamentos
Cenotécnico: Marcos Antônio Mendes
Maquiagem: Cleiton Santiago
Execução de Maquiagem: Paullino Henryque
Desenho de Luz: Cleiton Santiago e Elivelton Amorim 
Execução de Iluminação: Elivelton Amorim
Assistente de Iluminação: Luiz Pereira Neto
Pesquisa de Trilha Sonora: Paullino Henryque, Radaméis Moura e Luiz Pereira Neto 
Execução de Trilha Sonora: Antônio Neto
Programação Visual e Assessoria de Imprensa: Luiz Pereira Neto
Produção Executiva e Realização: COMPANHIA DE EVENTOS LIONARTE