terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Coren-PE identifica irregularidades no Hospital Otávio de Freitas


Uma equipe do departamento de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realizou, nesta segunda-feira (23), uma vistoria nas dependências do Hospital Otávio de Freitas, no bairro do Sancho, no Recife. A inspeção, que estava programada para ocorrer em fevereiro, foi antecipada após denúncias de pacientes e acompanhantes quanto a superlotação e problemas estruturais na unidade. A equipe de fiscalização da autarquia foi recebida pela responsável técnica de enfermagem hospital. 

Durante a visita, os representantes do Conselho confirmaram que a emergência da unidade encontra-se em situação crítica, em virtude da superlotação. O setor possui 86 leitos, mas, um levantamento feito no período em que a equipe do Coren-PE esteve no local, apontou que 103 pacientes estavam internados na emergência. Desses, 55 estavam recebendo atendimento no corredor da unidade, alguns sem identificação.

"Nossa equipe encontrou uma superlotação na emergência, com pacientes recebendo atendimentos em macas na chão. Além disso, os espaços entre os leitos são insuficientes para acomodação e isso pode ocasionar em falhas na assistência", alerta a chefe do departamento de fiscalização / sede do Coren-PE, Dra. Ivana Andrade.

Em setembro do ano passado, o Coren-PE realizou uma fiscalização no local e identificou que a unidade já sofria com a superlotação. Além disso, a equipe notificou a direção da unidade para que o cálculo de dimensionamento fosse atualizado. 

"A responsável técnica de enfermagem nos entregou o documento com o dimensionamento de pessoal, que será analisado para identificar se o quantitativo de pessoal corresponde ao número adequado para a prestação de uma assistência segura", pontua Ivana Andrade. Durante a visita, a equipe foi informada ainda que para desafogar alguns setores nos últimos três meses, o número de leitos da unidade foi ampliado de 519 para 558. Levantamento feito nesta segunda-feira apontou que, no total, 472 estavam internados na unidade.

Imprensa Coren PE