Cacique Marcos Xukuru vai integrar equipe de Sônia Guajajara no Ministério dos Povos Indígenas, como assessor especial. Ele é filho do Cacique Chicão, assassinado em 1998 devido a conflitos de terra na região de Pesqueira - PE. Eleito prefeito de Pesqueira em 2020, teve seu mandato cassado e estava na secretaria de governo do município.
Marcos liderou uma homenagem ao indigenista Bruno Pereira (1980-2022) com dezenas de indígenas durante o velório de Pereira (assassinado no Amazonas junto ao jornalista britânico Dom Phillips), no Cemitério Morada da Paz, em junho do ano passado.
Xucurus - Os Xukurus são um grupo indígena brasileiro, uma ramificação dos Tarairiús que habita a Serra do Ororubá, no município brasileiro de Pesqueira (Poção), estado de Pernambuco. Habitam a Terra Indígena Xukuru. A palavra Xucuru do Ororubá, significa o respeito do índio com a natureza, onde Uru é um pássaro que há na mata sagrada e Ubá é uma árvore sagrada.
O aldeamento dos remanescentes Xukuru está situado na Serra do Ororubá, a cerca de 8 km da cidade de Pesqueira, que se encontra na zona fisiográfica do Agreste, e dista 204 Km da capital do Estado, em linha reta.
Após a promulgação da Constituição de 1988, que reconheceu aos índios o direito de usufruir da terra tradicionalmente ocupada por estes povos, os Xukurus reorganizaram-se em torno da reconquista da terra.
Liderados pelo Cacique Chicão e apoiados por outros povos indígenas do Nordeste e organismos como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), órgão da CNBB, passaram a reocupar áreas de fazendas em terras de ocupação tradicional indígena.
De 1989 a 1998, Francisco de Assis Araújo, também conhecido por "Chicão" foi Cacique geral da tribo Xukuru.
Durante esse período lutou, junto com sua tribo, contra a ocupação de suas terras por posseiros e grandes latifundiários da região de Pesqueira. No dia 20 de maio de 1998, o Cacique Chicão foi assassinado a tiros em frente a residência de sua irmã na cidade de Pesqueira. O mandante chegou a ser condenado e tempos depois foi encontrado morto na cadeia.
Veja como foi a reação do Cacique Marcos ao chamado nas redes sociais: