E o Brasil está novamente interligado com sua população indígena. Está prevista a demarcação de 13 terras em várias partes do Brasil, nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Além da criação do Ministério dos Povos Indígenas e da presidência da Funai, ambos os órgãos tendo à frente mulheres indígenas, que são, respectivamente, Sonia Guajajara (PSol-SP) e Joenia Wapichana (Rede - RR).
Outros nomes que podemos destacar são o Secretário Especial de Saúde Indígena, o advogado cearense Ricardo Weibe Tapeba: a deputada federal eleita Célia Xakriabá (PSol - MG) e o Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas, o antropólogo sul-matogrossense Eloy Terena. E claro, uma das pessoas que passou a faixa presidencial para o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder kayapó Raoni Metuktire, de 93 anos, conhecido mundialmente pela sua luta.
E em homenagem a esses nomes e ao novo panorama no Brasil, a artista plástica indígena Maybi Machacalis elaborou artes que mostram o Brasil Indígena, o Brasil dos Povos Originários.