Os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco passam a estar disponíveis ao público em novo endereço. O edifício anexo da SDSCJ agora funciona na Avenida Conde da Boa Vista, nº 1410, no Recife. A inauguração das instalações foi feita pelo secretário Edilazio Wanderley, na tarde desta segunda-feira (26), e busca proporcionar mais qualidade no atendimento à população e nas condições de trabalho dos servidores que atuam nas políticas sociais no Estado.
O espaço abriga as secretarias executivas de Assistência Social, de Políticas para Criança e Juventude e de Segmentos Sociais, além da Casa dos Conselhos de Pernambuco. No local, as equipes passam a fazer atendimentos relacionados a programas e ações das áreas de assistência social, infância e juventude, promoção da igualdade racial e dos direitos da pessoa idosa e da população LGBTQIA+, bem como receber o público que precisa de serviços como PE Livre Acesso Intermunicipal, Central de Libras e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo.
Além dessas instalações, que ocupam quatro andares do prédio, o secretário também entregou oficialmente o novo auditório da SDSCJ, que ganhou o nome de Roberta Nascimento da Silva, mulher trans negra que morreu em julho de 2021, dias depois de sofrer um ato de violência no Centro do Recife. Uma placa afixada no espaço conta um pouco da história de Roberta e de como seu desaparecimento sob tanto ódio e preconceito é um chamado para que a sociedade se engaje contra o racismo e a transfobia.
“Este espaço passa a ter um simbolismo muito grande para nós, porque é aqui que serão realizados eventos voltados à promoção dos direitos da população LGBTQIA+, da igualdade racial e tantas outras ações da área social que são realizadas pelo Governo de Pernambuco, por meio desta secretaria. São instalações mais adequadas para o atendimento à população, às equipes técnicas dos municípios e também para o exercício diário do trabalho dos nossos servidores”, afirmou o secretário.
Também participaram do momento de inauguração as secretárias executivas Cristiane Barbosa (Políticas para Criança e Juventude), Maria Josilene Jeronimo (Segmentos Sociais) e Marília Bezerra (Gestão), além do secretário executivo Altair Correia (Assistência Social) e dos funcionários da SDSCJ que atuam no novo edifício.
Imprensa SDSCJ