Os pernambucanos Pedro Bionde e Aniely Lima dos Santos, alunos de escolas públicas de Pernambuco, foram selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores, da Embaixada dos Estados Unidos, e irão conhecer o país e sua cultura numa imersão de três semanas. A partida, do Recife, será no próximo dia 14 de janeiro para Washington D.C., de onde seguirão para outros estados americanos.
Na última quarta-feira, 21, Pedro e Aniely foram recebidos pelo diretor executivo da ABA Global Education, Daniel Santos, e a coordenadora do ABA EducationUSA Recife, Danyelle Marina, para uma Reunião Pré-Embarque, um encontro onde irão tratar detalhes da viagem e receber os parabéns em nome do Conselho da ABA e do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, que será representado pelo Cônsul de Diplomacia Pública, Jeffrey Lodermeier.
Também esteve presente representante da Secretaria de Educação de Pernambuco que, assim como a ABA, é uma das instituições parceiras da Embaixada dos Estados Unidos para o Programa Jovens Embaixadores, no estado.
Decolagem de três Jovens Embaixadores de Pernambuco
Concluinte do Ensino Médio do Colégio Militar do Recife, Maria Rita Albuquerque foi selecionada na edição anterior do Jovens Embaixadores mas só viajará com o grupo em janeiro de 2023. É que ela testou positivo para a covid-19 pouco antes do embarque, em junho passado, e teve que adiar o sonho de conhecer os Estados Unidos.
A jovem embaixadora também participa do Programa Oportunidades Acadêmicas, do EducationUSA, e foi aceita para graduação em Jornalismo, com bolsa, na Northwestern University. A partir de agosto de 2023, Maria Rita começará a estudar numa das tradicionais universidades americanas que costuma ser classificada entre as dez melhores instituições de ensino superior do país.
Assim como Pedro e Aniely, Maria Rita também fez a aplicação para o Programa Jovens Embaixadores por meio da ABA, que é também instituição anfitriã do EducationUSA, fonte oficial para informações sobre estudos nos EUA. “O compromisso da ABA é transformar a vida das pessoas, ajudando-as a realizar seus sonhos. Temos o privilégio de apoiar o Jovens Embaixadores, que oferece a estes jovens a oportunidade de transformar a realidade e ajudar outras pessoas. Acreditamos que, quando tem a oportunidade, a força jovem pode fazer grandes coisas acontecerem”, diz o diretor executivo da ABA Global Education, Daniel Santos.