O programa Espaços 4.0 do Governo de Pernambuco alcançou um patamar inédito de interiorização para uma política pública estadual de desenvolvimento social e econômico. No balanço de 2022, 87% dos bolsistas - estudantes e professores - são de Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) ou Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) fora da Região Metropolitana do Recife.
"Os Espaços 4.0 são um marco na interiorização das políticas públicas de desenvolvimento social, tecnológico e econômico. Essa foi uma das premissas fundamentais na sua concepção, garantir acesso à Inovação para todos os pernambucanos, do Sertão ao Cais, gerando mais oportunidades e transformando vidas", destacou o deputado federal eleito Lucas Ramos. O programa foi criado durante sua gestão na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Já são 23 Centros de Inovação em operação em Pernambuco, em um trabalho das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação e Esportes. Eles contam com 117 bolsistas - estudantes que atuam como monitores e professores - que recebem bolsas de estudo da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).