quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Olinda inicia processo licitatório para obras de contenção de riscos nas áreas de morros

A Prefeitura de Olinda deu início ao processo de licitação para obras de contenção de encostas e demais áreas de risco, em diversos pontos da cidade. Por meio de convênio, com investimentos na ordem de R$ 13 milhões, a gestão do município desenvolveu projetos estruturais que vão permitir a aplicação do sistema de geomanta, protegendo contra deslizamentos. Nesta quarta-feira (28), o prefeito, Professor Lupércio, participou de encontro com o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Bruno Lisboa, reforçando o pacote de ações que já vem sendo executado desde a temporada de fortes chuvas, no primeiro semestre deste ano.

O trabalho beneficiará diretamente a população de Olinda, incluindo bairros como Jardim Fragoso, Alto Nova Olinda, Águas Compridas, Caixa D’ água, Córrego do Abacaxi, entre outros. A técnica da geomanta já vem sendo aplicada com sucesso, em caráter de teste, na região do Córrego dos Carneiros, compreendendo um perímetro de 600 metros quadrados. O impermeabilizante é considerado um processo definitivo, sendo capaz de proteger a barreira. O material é composto de PVC com fios sintéticos, revestido com uma camada mecânica de cimento.

A reunião, no Palácio dos Governadores, sede do executivo, contou com a presença do secretário da Defesa Civil de Olinda, Irapoan Muniz; e da secretária da Fazenda e Administração, Mirella Almeida. Os esforços fazem parte de um trabalho sistemático, que já vem sendo desenvolvido, contando com equipes de instalação de lonas plásticas, poda e vistoria de engenharia nos imóveis, sempre acompanhada pela assistência social. De forma preventiva, a gestão municipal tem monitorado as regiões de morro, promovendo a retirada e acolhimento das famílias, assim como a erradicação de vegetação e demolição de construções irregulares.

Imprensa Olinda