quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Leonel é de esquerda e ele sabe

 


Leonel Querino Neto, 33 anos, casado e pai de uma menina, é um típico trabalhador brasileiro. Carioca, torce para o Botafogo, é fã do filme O Auto da Compadecida e de Chico César. Também gosta de ler, e seus livros favoritos são "O Homem que amava os cachorros", de Leonardo Padurra Fuentes; e "Vidas Secas", de Graciliano Ramos.


Tem duas formações acadêmicas: Rádio e TV, além de Administração de Empresas. Ele se tornou conhecido nacionalmente através de seu canal do YouTube "Você é de Esquerda e não sabe" e costuma enfrentar políticos e eleitores de direita, perguntando o que, quase sempre, é incômodo para quem o comunismo é "um perigo". Filiado ao PT, candidatou-se a deputado estadual.

Há 10 anos, Leonel entrou na luta sindical. Ao ser perguntado se Leonel Brizola (1922-2004) é uma inspiração, a resposta é taxativa: "A coragem de Brizola é apaixonante, a história de Brizola, pra quem luta, é inspiradora, a luta pela igualdade na América do Sul", afirma. O ex-governador do Rio de Janeiro era assunto conversado em casa. "Mas só vim a entendê-lo quando já era sindicalista", conta.

Como uma homenagem ao ofício de radialista, profissão do entrevistado e também da repórter, a entrevista será mostrada em áudio, como nos bons tempos do Radiojornalismo raiz. Vamos ouvir?

1) O que te fez e te faz ser de esquerda?


2) Seu nome Leonel certamente é homenageando Brizola, que governou o Rio. Ele tem alguma influência sobre você e sua atividade política?


3) Você é sindicalista e liderança da FITERT. Como foi atuar no movimento sindical nesses anos de perseguição aos sindicatos e o que vc espera neste próximo governo Lula?


4)Voce teve quase 10 mil votos e se tornou suplente de deputado estadual. Em 2024 poderemos dizer que Leonel de Esquerda vai lutar pra ocupar a Câmara Municipal do Rio?


5) Como sindicalista e radialista, que momentos você considera importantes em sua trajetória?


6) O que você acha da proposta de regulamentação dos meios de Comunicação?


7) Conta pra gente como foi e é a sua trajetória nas redes sociais, em especial o YouTube?

 


8) O que te faz seguir lutando?

 


9) Espaço pra você vender seu peixe e divulgar seu canal do YouTube e suas redes sociais


Por fim, seu trabalho no YouTube