As férias chegaram e, independente da série cursada, é importante que os estudantes aproveitem esse momento da melhor forma possível para, quando voltarem à rotina, estarem descansados. A pausa escolar pode ser aproveitada de diferentes formas, seja viajando, conhecendo melhor a cidade onde se vive, indo ao cinema e exposições ou, mesmo, em casa, assistindo a seriados em plataformas de streaming.
“Inicialmente, é fundamental que os jovens entendam o que o corpo está pedindo. É importante relaxar a mente e o corpo, dormir bastante, alimentar-se bem, beber bastante água”, recomenda o Coordenador Formativo do Fundamental, Rafael Furtado. Além dessas dicas essenciais para tirar bom proveito desse momento, Rafael pontua que, para quem tiver a oportunidade, viagens podem ser uma boa pedida nas férias. “Se programar para conhecer lugares diferentes, com a família e com amigos acaba descansando a mente da gente”.
Para quem quiser visitar museus no Recife, Rafael recomenda o Instituto Arqueológico Histórico Geográfico de Pernambuco, o mais antigo instituto histórico regional do Brasil, além da Casa Museu Fundação Gilberto Freyre. “Os estudantes também podem visitar locais como o Jardim Botânico do Recife, excelente para se fazer um piquenique com os amigos e colegas, além do cinema e de lançamentos das plataformas de streaming”.
Embora seja um momento de relaxar, Rafael avalia que é importante não deixar a rotina de estudo completamente de lado, aproveitando, entre os momentos de lazer, para colocar na balança, por exemplo, aqueles conteúdos que foram mais dificultosos. Entre as dicas que o gestor dá estão a reavaliação do plano de estudo. “É importante organizar um tempo diário ou semanal para estudar aquela disciplina em que não se foi tão bem ao longo do ano, além de se organizar para responder simulados e, dessa forma, manter os conteúdos em mente”, comenta, destacando que essa dica vale, principalmente, para os candidatos a cursos muito concorridos.
Aprofundamento em alguma língua estrangeira, independente de curso ou carreira profissional, também está na lista de tarefas que os estudantes devem realizar. “Horizontes são abertos e seu nível de compreensão também quando se aprende novos idiomas. Por isso, invista nas férias um tempo”, pontuou Rafael. Para quem é do Ensino Fundamental 2, ele aconselha que reserve um momento para as disciplinas básicas na área de exatas (matemática, física e química). “Dessa forma, o aluno vai chegar no Ensino Médio conhecendo alguns monstros e sabendo seus pontos fracos".