Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), através do Instituto Êxito de Empreendedorismo, e aplicado para estudantes do município de Bezerros, no Agreste pernambucano, o Projeto de Empreendedorismo na Escola (ENE) formou, na última quinta-feira (22), por meio da parceria entre o empresário Janguiê Diniz e a prefeita Lucielle Laurentino, a primeira turma do Curso “Lições de empreendedorismo para o alcance de uma educação emancipadora e transformadora”.
“Estamos felizes e honrados pela parceria singular com a Unesco e o Instituto Êxito, principalmente em poder oferecer aos estudantes da rede pública de ensino do nosso município a oportunidade de aprendizado e despertar do empreendedorismo, dentro e fora da sala de aula. São adolescentes que, a partir de agora, têm a chance de transformar seus sonhos em realidade e planejar qual seu projeto de vida e de que forma ele será concretizado. Afinal, é por acreditar numa educação emancipadora e empreendedora que, juntos, somos capazes de fazer mais, melhor e diferente”, destacou a prefeita Lucielle.
Contemplando mais de 120 estudantes do ensino fundamental e ensino médio do município, o ENE é uma iniciativa pioneira no Brasil, sendo Bezerros a primeira cidade do país a receber o projeto piloto. O curso "Lições de empreendedorismo para o alcance de uma educação emancipadora e transformadora" é parte da cooperação técnica entre o município e os parceiros envolvidos na iniciativa, gerando o desenvolvimento das habilidades empreendedoras na escola, com o uso de ferramentas inteligentes.
“Nosso maior objetivo é fazer com que os estudantes sejam sonhadores e realizadores, transformando seus projetos de empreendedorismo em propósitos de vida, pois é através de uma educação inovadora que eles serão capazes de prosperar e alcançar seus objetivos profissionais. A lição mais importante que deixo para todos é que acreditem em vocês, saibam que é possível, empreendam e façam, de fato, a vida acontecer. Afinal, sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Parabéns ao município de Bezerros, em especial a prefeita Lucielle e todo o seu time, por abraçar nosso projeto e nos ajudar a formar novos obstinados a vencer”, pontuou o presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz.
O curso, que durou quatro meses, ofereceu 16 lições empreendedoras, pautadas nos pilares de uma educação emancipadora, plano de negócios, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e visão empreendedora, com certificado de conclusão, após apresentação final dos resultados. Foram duas horas/aula por lição, sendo que, na prática, cada estudante desenvolveu suas competências pessoais, técnicas, gerenciais e sociais para aplicar ao seu plano de negócio e posterior projeto de vida.
“Ao longo de quatro meses de estudo, dedicação, troca de ideias e a construção de um plano de negócios, os estudantes conheceram suas habilidades socioemocionais e de gestão empreendedora para aplicar no mercado de trabalho. Passado esse período de formação, chegou a hora de colher os frutos dessa aprendizagem e dar início a uma nova etapa, com a concretização dos projetos defendidos diante da banca avaliadora. É hora de fazer acontecer no mercado profissional e na vida, mostrando que esse foi apenas o começo de uma caminhada de sucesso. Bezerros torna-se referência para o Brasil e o mundo, educando e potencializando o empreendedorismo que existe dentro de cada um", concluiu a gestora bezerrense.
Durante o evento de finalização do curso, transmitido ao vivo pela página oficial da Prefeitura de Bezerros (no Facebook), os estudantes apresentaram seus planos de negócios e o caminho para abrir novos empreendimentos no mercado. As 13 propostas desenvolvidas foram avaliadas por uma banca julgadora, formada por representantes do Instituto Êxito de Empreendedorismo, que acompanhou a explanação dos estudantes. A cada quatro projetos apresentados, os avaliadores faziam suas pontuações e considerações de ajustes ou melhorias nas iniciativas.
A banca de avaliação dos trabalhos foi formada pelos profissionais Celso Niskier (vice-presidente do Instituto Êxito), Cláudio Castro (vice-presidente do Instituto Êxito), Lilian Primo (vice-presidente do Conselho Consultivo do Instituto Êxito) e Rony Siqueira (presidente do Instituto Educações e conselheiro do Instituto Êxito), que acompanharam as apresentações, ao vivo, direto de São Paulo, pela plataforma de transmissão VMix, com disponibilização do link pela Prefeitura de Bezerros.
As melhores ideias serão acompanhadas pelo Instituto e os estudantes receberão um curso à distância, totalmente grátis, como forma de incentivo para continuidade da qualificação e melhoria do projeto apresentado. Todos os estudantes receberam o certificado de conclusão do curso. A Prefeitura de Bezerros, em nome da gestão Lucielle Laurentino, parabeniza os estudantes contemplados e agradece aos parceiros que acreditam no potencial do município para fazer acontecer, do sítio à cidade, através de uma educação emancipadora e transformadora.
>>EDUCAÇÃO QUE FAZ ACONTECER
O Encontro ENE - Educação que Faz Acontecer contou com a participação presencial da prefeita Lucielle Laurentino, dos secretários municipais Bianca Sabrina (Administração e Inovação), Tarciana Nápoles (Educação) e Vandiael Laurentino (Governo), do chefe de gabinete Rhafanny Vasconcelos e do gerente de Articulação Wagner Lima, além dos professores e estudantes participantes do projeto.
Já de forma on-line, participaram Janguiê Diniz (presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo), Celso Niskier (vice-presidente do Instituto Êxito), Cláudio Castro (vice-presidente do Instituto Êxito), Lilian Primo (vice-presidente do Conselho Consultivo do Instituto Êxito), Márcia Aguiar (coordenadora pedagógica do Instituto Êxito) e Rony Siqueira (presidente do Instituto Educações e conselheiro do Instituto Êxito).
Imprensa Bezerros PE