BIOÉTICA E BIODIREITO - (esquerda) Georghio Tomelin, doutor em Direito do Estado, professor e advogado paulista, prestigiando o IV Congresso Pernambucano de Bioética que aconteceu no Marante Hotel no último final de semana, junto com o presidente do evento e também professor, doutor, Josimário Silva, presidente do Instituto Pernambucano de Bioética e Biodireito -IPBB.
A Bioética, por definição, vem do grego bios (vida) + ethos (ética), é a ética da vida ou ética prática, isto é, um campo de estudo inter, multi e transdisciplinar que engloba a biologia, a medicina, a filosofia, o direito, as ciências exatas, as ciências políticas e o meio ambiente.
Com foco em discutir questões, a área tenta encontrar a melhor forma de resolver casos e dilemas que surgiram com o avanço da biotecnologia, da genética e dos próprios valores e direitos humanos. Isso sempre prezando a conduta humana e levando em conta todas as áreas do conhecimento que, de alguma forma, têm implicações em nosso dia a dia.
👉Atualmente, com a longevidade e o prolongamento da vida, a Bioética vem ganhando cada vez mais destaque, por conta de temas como cuidados paliativos, por exemplo. Inclusive, é importante que médicos e enfermeiros, os quais lidam com pacientes em situações - limite, estarem preparados para momentos delicados, que envolvem ética, Medicina, Religião, que costumam reger momentos importantes entre a vida e a morte.