Diante de um cenário no qual a circulação em massa de fake news tem aumentando os problemas decorrentes da desinformação, a Lume Acessibilidade (www.lumeacessibilidade.com.br) vai promover oficinas de educação midiática e produção de conteúdo destinadas às pessoas com deficiência visual. As capacitações buscam possibilitar a inclusão das pessoas cegas na produção de conteúdos jornalísticos nas plataformas digitais e contribuir com a consolidação do pensamento crítico desse segmento ao consumir informações.
As capacitações acontecem de 21 de novembro a 01 dezembro, das 18h às 20h, de forma remota e gratuita, para pessoas com deficiência visual de todo o país. As inscrições estão abertas até o dia 17/11 e disponíveis através do link (https://forms.gle/JWqY4TCFUrRxMok56). As vagas são limitadas.
As aulas irão apresentar conteúdos teóricos e práticos e serão ministradas pelo doutor em sociologia e professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Luiz Carlos Pinto, que vai refletir as questões em torno da desinformação; pela Lupa Educação, que vai desenvolver o olhar dos participantes para as estratégias de verificação e checagem da notícia; e a mestra em Indústrias Criativas e coordenadora de Acessibilidade da Lume, Mariana Clarissa, e o publicitário e consultor em audiodescrição da Lume, Michel Platini, que vão trazer as técnicas da produção de conteúdo. “Esperamos que este conteúdo ajude a um grupo (pessoas cegas e com baixa visão) que está tão vulnerável à desinformação quanto outros grupos sociais, mas enfrenta mais dificuldades para checar informações e encontrar conteúdos jornalísticos e de qualidade que cumpram critérios básicos de acessibilidade. Também esperamos que possam produzir seus próprios conteúdos e criar audiências para suas pautas”, destaca a coordenadora geral do projeto, Carolina Monteiro.
As oficinas fazem parte do projeto Acelerando a Transformação Digital, realizado com recursos do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e a Meta Journalism Project, e são o complemento da série de três episódios do LumeCast que exploram as causas e consequências da desinformação, como identificar notícias falsas e como fazer uma leitura crítica da mídia (https://anchor.fm/lumecast).
Lume Acessibilidade - A Lume Acessibilidade é uma empresa de consultoria, cursos e treinamentos em acessibilidade comunicacional para empresas jornalísticas e de produção de conteúdos acessíveis que nasce como desdobramento do projeto Acessibilidade Jornalística: um problema que ninguém vê, realizado pela Marco Zero Conteúdo e Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com outras organizações de jornalismo independente do Nordeste do Brasil (Eco Nordeste, Revista Afirmativa, Mídia Caeté, Olhos Jornalismo, Retruco, Diadorim, Saiba Mais e Newsletter Cajueira).
Atualmente, a Lume tem no seu portfólio, disponível em www.lumeacessibilidade.com.br um aplicativo agregador de notícias construído a partir das diretrizes de acessibilidade digital; o LumeCast, um podcast que traz séries de reportagens sobre pessoas com deficiências e temas relacionados à comunicação e jornalismo; e materiais informativos que trazem dados e reflexões sobre os problemas da desinformação e da falta de conteúdo jornalístico de qualidade acessível para pessoas cegas e com baixa visão.
Oficinas Lume sobre Educação Midiática
Data: De 21 de novembro a 01 de dezembro
Horário: Das 18h às 20h
Formato: Online
Inscrições: https://forms.gle/JWqY4TCFUrRxMok56
Calendário das Oficinas:
De 21 e 22/11 - Desinformação e Educação Midiática
De 23 e 24/11 - Checagem de fatos
De 28/11 a 01/12 - Produção de conteúdo