sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Curso sobre Patrimônio Cultural abre cursos para o Público

https://forms.gle/KF4HXcYJ1dMZTs7B9https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1zthHqyaf8hlRcSfeQUQT6-mDpgvwRFxwVAG6ISbIUJqIPw/viewform

O curso Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural realiza, nos dias 28 e 30 de novembro, e no dia 01 de dezembro, um ciclo gratuito de aulas abertas com certificação para os participantes. As aulas abertas visam promover reflexões, debates e incentivar intervenções que promovam o patrimônio cultural, em sua dimensão material e imaterial, envolvendo as comunidades e valorizando o protagonismo dos agentes culturais locais. 

Cada evento terá duração de 2 horas e tem como público-alvo estudantes e profissionais das áreas do turismo, educação patrimonial, cultura, história, sociologia, museologia e demais interessados de outras áreas. Os temas serão abordados por especialistas que atuam no campo da Educação Patrimonial e irão compartilhar metodologias e caminhos possíveis para a efetiva participação social no campo do Patrimônio Cultural.

No dia 28 de novembro, o encontro acontece de forma online, através da plataforma Google Meet, das 20h às 22h. Diomedes Oliveira, Turismólogo e Historiador, vai falar sobre “Inventários Participativos no Campo do Patrimônio Cultural”.  As inscrições devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1zthHqyaf8hlRcSfeQUQT6-mDpgvwRFxwVAG6ISbIUJqIPw/viewform 

No dia 30 de novembro, o cientista social Carlos Luna aborda a temática “Cartografia e iconografias afetivas - educação patrimonial e mobilização comunitária”, focando em metodologias. O encontro vai acontecer de forma online, através do Google Meet, a partir das 19h30. Já no dia 1º de dezembro, a temática será continuada pelos convidados Tank da Várzea - professor de capoeira, militante das causas populares - e Edson Fly, co-fundador do Núcleo de comunicação Caranguejo Ucá. A medição será realizada pelo cientista social Carlos Luna e pela coordenadora pedagógica do curso, Elizama Messias. Este encontro será presencial e acontece a partir das 19h30, na Escola Municipal de Arte João Pernambuco, localizada no bairro da Várzea.  As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/KF4HXcYJ1dMZTs7B9  . 

Segundo Cássio Raniere, coordenador de produção do projeto, as aulas têm o objetivo de incentivar práticas no campo do patrimônio cultural, compartilhando conteúdos e práticas através da formação de agentes comunitários: “Nosso intuito é estimular a produção de instrumentos para o reconhecimento de patrimônios junto as comunidades, através da partilha  de experiências em diálogo com metodologias adotadas pela educação patrimonial. A ideia é dar protagonismo ao patrimônio cultural a partir das margens, da periferia, dando autonomia, através de elementos formadores coletivos, para inserir as comunidades no debate e nos processos decisórios do Patrimônio Cultural” 

Para mais informações, entrar em contato diretamente com a organização da atividade através do e-mail cursonossacomunidade@gmail.com ou pelo perfil do Instagram: @nossacomunidade2022.

Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural – Incentivado pelo Sistema de Incentivo à Cultura da Cidade do Recife, da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, o Curso Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural teve início no começo de novembro, facilitado por Cássio Raniere, Elizama Messias, Gilvanildo Ferreira e Júlia Morim, profissionais atuantes e com ampla experiência no campo do patrimônio. As estratégias didáticas incluem debates, leituras de textos, fichas de atividades, vídeo aulas, rodas de conversas, produções em grupo e individualmente com ênfase na realidade, territórios e vivências dos cursistas, com foco principalmente nos bairros da Várzea e Ilha de Deus.

Serviço
Aulas abertas - Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural

Aula 1 (Google Meet) - Inventários Participativos no Campo do Patrimônio Cultural, com Diomedes Oliveira 

Data: 28/11/2022
Hora: 20h às 22h
Link de inscrição:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1zthHqyaf8hlRcSfeQUQT6-mDpgvwRFxwVAG6ISbIUJqIPw/viewform   

Diomedes Oliveira - Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal de Pernambuco e graduação em licenciatura em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em História Social pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursa Doutorado em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua com pesquisas na área de História da Arte, Arquitetura e Urbanismo e Patrimônio Cultural nos séculos XIX e XX no Brasil, tendo larga experiência com gestão pública na área de Patrimônio Cultural, com destaque para a Educação Patrimonial. Atualmente também é Conselheiro do Segmento de Arqueologia, História e Museologia no Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Aula 2 (Google Meet) - Cartografia e iconografias afetivas - educação patrimonial e mobilização comunitária (metodologia), com Carlos Luna

Data: 30/11/2022
Hora: 19h30
Link de inscrição:  https://forms.gle/KF4HXcYJ1dMZTs7B9 

Aula 3 (Presencial) - Cartografia e iconografias afetivas - educação patrimonial e mobilização comunitária, com Tank da Várzea e Edson Fly, mediação de Carlos Luna e Elizama Messias

Data: 01/12/2022
Hora: 19:30h
Local: Escola Municipal de Arte João Pernambuco, sala teoria 05 - Rua Barão de Muribeca, 116, Várzea (Ao lado do restaurante do André), Recife/PE
Link de inscrição:  https://forms.gle/KF4HXcYJ1dMZTs7B9 


Convidados:
Tank da Várzea: professor de capoeira, militante das causas populares, integrante do movimento hip hop e morador de 7 Mocambos.

Edson Fly: Co-fundador do Núcleo de comunicação Caranguejo Ucá, ator, jornalista, ativista pela democratização da comunicação e Direitos humanos.

Mediação: 
Carlos Luna -  Bacharel em ciências sociais (UFRPE), Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE), Doutor em geografia (UFPE), Especializando em Políticas Culturais de Base Comunitária (FLACSO/Argentina), membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Território (GRITT/UFPE) e da Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas.

Elizama Messias: coordenadora pedagógica do curso Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural, mestra em educação e doutoranda em educação pela UFPE, coordenadora pedagógica da escola Municipal de Arte João Pernambuco, Produtora Cultural, Especialista em Museus, identidades e comunidades, coordenadora executiva do Laberer.