Amanhã, na programação do 3p8° Encontro dos Fiscais do Trabalho vamos ter uma mesa de debates sobre As pessoas pretas e os desafios do mercado de Trabalho. O 38°ENAFIT acontece até o dia 25 de novembro, no Beach Class Convention By Hôm, em Boa Viagem.
Dados da fiscalização do trabalho apontam que a maioria dos trabalhadores resgatados do trabalho escravo são pessoas negras.
Os números apontam que 90% dos trabalhadores resgatados nas ações fiscais em 2021 eram homens; 28% tinham entre 30 e 39 anos; 41% residiam na região nordeste; 47% tinham nascido na região nordeste e 80% se autodeclararam negros ou pardos, 17% brancos e 3% indígenas.
De acordo com o relatório “Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2021”, publicado em novembro de 2021 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as pessoas negras são a maior parte da população desempregada, empregada com subocupações e com os menores rendimentos mensais no Brasil em 2020.