domingo, 30 de outubro de 2022

Palestra sobre prevenção do câncer


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Ainda de acordo com a OMS, até 2030, os números podem crescer, chegando a 27 milhões de casos incidentes de câncer e 17 milhões de mortes por câncer.Assim, quando o assunto é câncer, a prevenção é a palavra de ordem. Como podemos nos prevenir de uma doença tão grave? Conhecendo suas causas. 
O câncer tem origem genética, por hábitos de vida, causas ambientais. Podemos interferir previamente se tivermos o histórico da doença em família. Inicialmente, fazendo os check-ups necessários, os exames indicados pelo médico de confiança, para conferir se está tudo dentro dos parâmetros. Em seguida, aderir a uma rotina saudável, com atividade física, alimentação mais natural, com pouco sódio e açúcar é essencial. Alimentos industrializados não devem fazer parte da rotina das pessoas, pelas substâncias danosas à saúde que eles carregam. Os hábitos, os costumes do dia a dia são muito importantes na prevenção do câncer. 
Segundo a médica clínica com formação ortomolecular Diana Campos, devemos ter uma conduta de vida saudável e preventiva. Adotar hábitos salutares é um bom começo contra o câncer e outras doenças também. A Medicina Ortomolecular preconiza o ajuste das moléculas do organismo humano para seu perfeito funcionamento e combate às doenças. Assim, com a suplementação adequada e supervisionada de minerais, vitaminas, hormônios e aminoácidos, o médico com formação ortomolecular vai atuando contra os radicais livres responsáveis pelo aparecimento das células cancerígenas e orienta o paciente quanto às suas condutas de vida, estresse, necessidade de sono reparador, exercício físico adequado à estrutura corporal e idade, e sobre a necessidade de abolir o tabagismo e alcoolismo.