Com os avanços da indústria farmacêutica, de novos tratamentos e da tecnologia para diagnóstico de doenças, a expectativa de vida do brasileiro está aumentando. O Brasil já não é mais um país de jovens.
Segundo dados do IBGE, a população total do País foi estimada em 212,7 milhões em 2021, o que representa um aumento de 7,6% em relação a 2012 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características Gerais dos Moradores).
Nesse período, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período.
No dia 01 de outubro, comemora-se o DIA DO IDOSO, data que faz referência ao dia da promulgação do Estatuto do Idoso através da Lei nº 10.741 que a tornou vigente. Essa é uma população que só tende a crescer. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.
Segundo a médica Flávia Goldmann, membro da Sociedade Alemã de Geriatria é fundamental que sociedade e governos se planejem para a inclusão social e econômica dos idosos, garantindo igualdade de oportunidades através de medidas para eliminar a sua discriminação.
Para viver bem na terceira idade, é importante atuar na prevenção. Cuidar da saúde precocemente, com atividade física, alimentação natural, sono reparador, abolir hábitos nocivos à saúde e fazer check-ups periódicos para poder se preservar e detectar doenças mais cedo.