quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Dores na Terceira Idade


Infelizmente, com o avançar da idade, é comum dores aparecerem, por esforço repetitivo, devido a maus hábitos enquanto jovem, a exigências profissionais, sobrepeso, entre outros pontos. O acumulado do que não foi resolvido na vida adulta pode ter repercussões negativas na terceira idade.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, estima-se que de 20 a 50% dos idosos apresentam algum problema de saúde que causa dor. E esses números aumentam quando a pessoa é hospitalizada, variando de 45 a 80% dos casos. E mesmo quando buscam ajuda médica, mais de 50% não recebem um tratamento adequado para controlar a dor.

A dor crônica nos idosos é uma doença por si só. Ela afeta muito a qualidade de vida, pois essas pessoas podem desenvolver depressão, ansiedade e se isolar.

TRATAMENTO SEM EFEITOS COLATERAIS - A Acupuntura é amplamente utilizada no tratamento da dor aguda e crônica.  Estamos vivendo mais, expostos a poluentes ambientais, alimentares, emocionais. Convivemos mais com as condições crônicas de doenças acompanhadas de dor. 

A acupuntura tem se mostrado eficaz como coanalgésico pela capacidade de diminuir a quantidade de fármacos utilizados para o controle da dor e raramente ser contraindicada. Dados do FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos mostram que de 9 a 12 milhões de americanos, por ano, fazem tratamentos com acupuntura.

Segundo o médico Hélio Pinheiro, a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor através dos nervos estimulantes localizados em músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfinas e outros fatores neuro-humorais, alterando o processamento da dor no cérebro e da medula espinhal.