sábado, 22 de outubro de 2022

Como estimular a criatividade entre as crianças nas escolas?

 

Fator fundamental para a construção da aprendizagem de uma criança, a criatividade é muito mais importante do que se imagina. Isso porque é uma habilidade que está diretamente ligada à autoestima. Ou seja, quanto mais confiante é uma criança, mais criativa ela será e mais facilidade terá para aprender. Por tanto, especialistas reforçam a importância da escola estimular essa habilidade dentro da sala de aula, promovendo atividades voltadas para o explorar e o imaginar e, dessa forma, desenvolvendo a criatividade entre os pequenos.

“A criatividade não é inata de toda criança, ela é desenvolvida. E a escola tem esse papel. A primeira condição para o desenvolvimento da criatividade é a liberdade de expressão. A escola que condenava o erro do aluno causava um prejuízo ao desenvolvimento da criatividade dele. Quando a escola tem uma perspectiva do erro como um caminho para o acerto, é possível fazer com que o aluno perceba a sua trajetória como um processo dessa aprendizagem e, consequentemente, para o acerto, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade”, avalia a gestora pedagógica do Colégio GGE, escola parceira do Sistema GGE de Ensino, Anabelle Veloso.

Para a profissional de educação, a criatividade pode ser estimulada por diversas estratégias dentro de sala de aula. O fortalecimento da autoestima é uma delas. “Nenhuma criança será criativa se ela for tolhida das suas ideias”, alerta. Anabelle também defende a liberdade de ideias, de criação. “Isso precisa acontecer para que o desenvolvimento de um processo criativo seja possível entre as crianças. É essencial”.

Entre as ações voltadas ao estímulo da criatividade infantil que Anabelle realiza no dia a dia da sua escola está a Coleção Ludus, criada pelo Sistema GGE. O material pedagógico é voltado para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e tem como objetivo instigar o perfil questionador e investigativo dos alunos por meio de exercícios contextualizados. “Como o próprio nome da Coleção sugere, a vivência desse conteúdo valoriza situações lúdicas de aprendizagem e acaba por reforçar a capacidade das crianças de perguntar, argumentar, formular novas respostas e, consequentemente, desenvolver a criatividade”, pontua.

A Coleção Ludus conta com uma turma de personagens criados com base em características reais dos alunos. Foram pensados de maneira cuidadosa para encantar e envolver as crianças em diversas situações do cotidiano e o mais instigante é que os personagens crescem com os alunos, ano após ano.

Uma outra estratégia também utilizada no dia a dia e presente no material didático do GGE, na visão da gerente pedagógica, é a resolução de situações-problema. “Quando se coloca a criança para pensar em soluções, você está estimulando a criatividade dela, uma vez que não existe um modelo pronto, um formato correto para aquele problema. Então, ela é levada a pensar nas maneiras mais inusitadas de resolver a situação proposta. Essa é uma forma eficiente: não entregar nada pronto e, sim, fazer com que a criança, a partir do seu conhecimento, da sua reflexão, consiga pensar, sem amarras”, analisa.