Quando pesquisadas as palavras chaves “mercado de cosméticos naturais”, encontram-se mais de 10 mil resultados, incluindo as mais variadas marcas. O movimento #useorganico está cada vez mais em crescimento no país em virtude de uma mudança de atitude do público preocupado com o consumo consciente e a procura por produtos de beleza sustentáveis. Para muitos, pode ser apenas um movimento de beleza militante, porém, este nicho cresceu exponencialmente na pandemia entre o público e o empresariado brasileiro que apostou no investimento e/ou na expansão de negócios “clean beauty”. Os números das empresas do segmento desta chamada “beleza limpa”, conforme tradução em inglês, está na esteira dos produtos de cuidados com a saúde, consciência do meio-ambiente e a redução de ingredientes “ruins” na rotina pessoal. “Uma das grandes características é o fato de não terem produtos que alteram a estrutura do fio como as químicas e que sempre prezam pela beleza do cabelo natural. Sendo assim, não utilizam nenhuma matéria prima que faz algum tipo de ‘efeito’ que não seja natural, para proporcionar assim produtos com benefícios reais que acontecem de dentro para fora dos fios”, enfatiza a empresária Ana Rita Lube Kelher, criadora da marca Apse Cosmetics, uma fábrica de cosméticos em Vitória do Espírito Santo, que leva a sério esse conceito dentro do mercado.
E isso não é à toa, pois um levantamento feito pela Nielsen em 2021 mostra que os produtos considerados limpos, que é uma das cinco tendências mais forte no mercado de beleza, movimentaram US$ 406 milhões nos Estados Unidos e registra crescimento de 8,1%. Não existem dados de quanto essa indústria movimenta no Brasil atualmente, contudo, é presumível que vem crescendo progressivamente a busca por linhas que rejeitam elementos sintéticos (como parabenos, sulfatos, ftalatos, corantes e fragrâncias artificiais e +600 outros ingredientes) e que os substituem por ingredientes naturais, veganos e orgânicos, extraídos de forma sustentável da natureza. “Cosméticos veganos e liberados para low e no poo eram de difícil acesso há 10 anos, mas agora é um produto acessível para todos os tipos de cabelos de um público que vem abraçando cada vez mais matérias primas veganas, levando a aumentar também a comercializando para salões de beleza e algumas lojas de cosméticos, uma vez que não existe nenhuma dificuldade em relação a encontrar fornecedores”, diz Ana Rita, que empreendeu com a marca em 2017 e vem trazendo há pelo menos três anos sua Apse para o Nordeste, durante a Feira da Beleza do Nordeste.
Confiante na nessa perspectiva, que vem inclusive aproximando empresas nacionais e internacionais aos cosméticos sustentáveis como a Alfaparf (com a marca Yellow Professional), a Apse Cosmetics aposta no próximo sábado (dia 04) na 12ª Hairnor, no Centro de Convenções de Pernambuco. “Para nós da Apse Cosméticos, o mercado já mudou muito e existem muitos fornecedores. Por isso, atendemos hoje todo o Brasil e conseguimos crescer nos últimos dois anos mais de 200%, mesmo durante a pandemia. E, por isso, estamos apostando nesta 12ª Hairnor em um estande que terá bem a cara da linha da marca, sempre remetendo ao natural, ou ao vegano. E nele haverá muitas promoções tanto para os salões de beleza como aos clientes finais”, comenta. Durante três dias, a Feira da Beleza do Nordeste congregará diversas atividades de conteúdo e reunirá grandes marcas nacionais e de respaldo internacional a expoentes do setor da beleza, incluindo muitas que já incluíram em seu portfólio linhas e produtos “cruelty free” e “clean beauty” como a Yellow Alfaparf Brasil, a Let Me Be (SP), a MyPhios Professional (PE) e Tyrrel Professional (RJ), por exemplo.
Tudo será realizado de forma a proporcionar expansão de conhecimento, desenvolver ações especiais e apresentar para profissionais de toda região lançamentos e novidades de toda uma cadeia produtiva de um setor, que registrou alta de 21,9% em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmética. “Esta é uma ótima oportunidade para profissionais, e isso também reforça os investimentos de empresas de peso, que estão apostando na região com foco na expansão de negócios, acreditando nos profissionais que já estão ou nas muitas pessoas que almejam atuar no mercado de beleza e estética. Isso reforça assim o posicionamento do setor e do Nordeste neste cenário”, diz a empresária Bruna Miranda, que dirige a Hairnor – Feira da Beleza.
A décima segunda edição, que começa sábado e encerra na segunda, dia 06 de junho, chega com um mix assertivo de possibilidades para os profissionais, empresários e visitantes com boas perspectivas para toda a cadeia produtiva da beleza, que contempla quem atua como barbeiros, cabeleireiros, esteticistas e manicures. “A nossa expectativa é superar o volume de negócios da última edição que ficou na casa dos R$ 25 milhões e contribuir para a geração de 4500 empregos diretos e indiretos”, frisa Bruna. Serão cerca de 300 expositores para atender um volume de quase 25 mil pessoas e proporcionar oportunidades para cerca de 150 caravanas de diversas cidades de Pernambuco e estados como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e até Maranhão e Piauí.
Articuladas com apoio de parceiros como o Sebrae-PE, esses profissionais poderão conferir a variedade de lançamentos e a ampla programação de atividades de orientação proporcionada pelas marcas. “O Sebrae está participando da Hairnor subsidiando 60 expositores durante três dias de feira na área de beleza e estética e também na área de máquinas e equipamentos para esse setor da beleza, que cresce a cada ano. Alem disso, vamos estar com 10 caravanas vindas do interior do estado, distribuídos desde Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Araripina, Petrolina e Zona da Mata, fazendo com que o estado de Pernambuco esteja participando com muita força dessa feira da beleza, que é a maior do Norte e Nordeste”, comenta a analista do Sebrae-PE Romárcia Lima, Analista de negócios da Cadeia de Valor Saúde, Beleza e Bem Estar.
As movimentações já estão nos últimos detalhes e, para acompanhar as novidades, os interessados podem acessar o site da Hairnor https://hairnor.com.br/ e acompanhar o Instagram (https://www.instagram.com/hairnor/ ou @hairnor). Informações também pelo telefone (81) 3467-6572. Porém, não só de beleza será a marca desta décima segunda edição da Feira, pois, diante das recentes enchentes que colocaram Pernambuco em estado de emergência na última semana, a diretora da Hairnor está mobilizando uma campanha de arrecadação para as vítimas. “Estaremos recebendo durante os três dias doações e a organização vai providenciar caminhões para realizar a entrega nos postos de arrecadação da prefeitura, de acordo com acertos futuros para organizar os locais”, destaca Miranda, que espera uma contribuição em massa.
Com lnformações da Jornalista lvelise Buarque