domingo, 20 de fevereiro de 2022

Empresas se reinventam em meio à Pandemia

 

As restrições às atividades econômicas por causa da Covid-19 tiveram impacto especial sobre os pequenos negócios e vêm reverberando até hoje. Trabalhando com margens mais restritas de caixa, o fôlego para atravessar uma crise nem sempre foi suficiente. Às empresas, foi preciso se reinventar rapidamente. Um levantamento do Sebrae-RS revelou que 25% dos empreendedores alteraram sua estratégia para enfrentar restrições impostas pelo Coronavírus.

Algumas das principais mudanças implementadas pelas empresas brasileiras estão sendo mantidas, pois o comportamento do consumidor também mudou nesse tempo. Entre elas, estão o relacionamento com clientes por redes sociais, a adoção de controles financeiros mais rígidos, a venda por redes sociais, manutenção de equipes reduzidas, a redução/adequação de estrutura física, e o relacionamento com fornecedores e compras de insumos on-line.

O especialista em empreendedorismo, consultor empresarial e doutor em Administração, Álvaro Neves fala por onde recomeçar a remodelar um negócio? "Primeiro, ouça o seu cliente, preste atenção na mudança em como ele está fazendo compras atualmente; perceba as mudanças nos hábitos de consumo que ocorreram por causa da pandemia; crie novos canais de relacionamento, não somente de vendas, Isso será fundamental para médio e longo prazo e manter um vínculo com os clientes; aposte em perfis nas principais mídias sociais e, por fim, estude a adoção de venda online. Além disso, é fundamental conhecer os custos da empresa e avaliar quais aqueles imprescindíveis para manter o negócio e com a queda do faturamento, pode ser importante negociar com fornecedores", afirma Neves.

Neste momento, também é fundamental passar segurança aos clientes. Deixe claro que a sua empresa está tomando todos os cuidados necessários, cumprindo os protocolos de segurança para evitar a transmissão da Covid-19 para consumidores e funcionários.