O Portal da Transparência do Recife recebeu um reforço importante para tirar dúvidas sobre a navegação na página. “Tina” (Transparência e Inteligência na Administração), a atendente virtual do chat, passou a “fazer parte da equipe”, nesta terça-feira (28), e é mais um instrumento de apoio ao cidadão na hora de fazer as consultas no Portal. No canto inferior direito da página principal, disponível no link http://transparencia.recife.pe.gov.br/codigos/web/geral/home.php, há um ícone que leva direto ao atendimento.
O canal tem o objetivo de ajudar na navegação do Portal da Transparência e de facilitar o acesso às principais consultas. “A Controladoria-Geral do Município(CGM), responsável pelo Portal da Transparência, está sempre em busca de soluções que facilitem o acesso ao sistema e 'Tina' vai ajudar as pessoas que têm dificuldade de encontrar determinadas informações ou querem saber onde fica alguma consulta”, destaca o controlador-geral do Recife, Ricardo Dantas.
O chat já existe há alguns anos, mas o atendimento antes era feito pela equipe do Portal, que se dividia entre diversas atividades. Com a “Tina”, a ideia é facilitar o fluxo do atendimento, fornecer respostas mais rápidas à sociedade e agilizar outros projetos. Outra vantagem é que, com a automatização, o atendimento passa a ser realizado 24h. No entanto, caso seja necessário alguma interação com a equipe, isso só será possível no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h em dias úteis.
A criação de “Tina” é fruto de uma parceria da CGM com a equipe do Gabinete de Comunicação da PCR, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD) e da Empresa Municipal de Informática (Emprel), e usou a mesma tecnologia já consolidada e reconhecida de sucesso que foi utilizada para a implantação do serviço de chat para questões sobre a vacinação contra Covid-19.
Desde que foi lançado, em abril de 2013, o Portal da Transparência do Recife vem se destacando nas diversas avaliações a que é submetido, alcançando o mais alto nível no Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, do Tribunal de Contas do Estado, e tirou nota 10 na última avaliação da Controladoria-Geral da União, dentre outros destaques.
Até novembro deste ano foram registrados 597.717 acessos no Portal da Transparência com buscas em diversos temas, tais como remuneração de servidores, lista dos vacinados contra covid, despesas, licitações e contratos, dentre outros assuntos.
lmprensa Recfe