O plano de expansão no varejo da Rip Curl segue avançando pelo litoral brasileiro, com destaque para lugares icônicos ligados ao surf. Por isso, Recife conta agora com a primeira loja da conceituada grife australiana de surfwear que, há mais de 50 anos, veste homens, mulheres e crianças, dentro e fora do mar, incluindo o tricampeão mundial de surf, Gabriel Medina, que é o garoto-propaganda da marca. Entre os produtos, destaque para os acessórios, lycras de proteção UV, relógios, mochilas e equipamentos de surf. A unidade, recém-inaugurada no Shopping Recife, é a única empresa internacional de surfwear com loja exclusiva no mall.
A loja do Recife é a 17ª do Brasil, a quinta no Nordeste e a segunda em Pernambuco. A primeira pertence à mesma franqueada, Rebecca Brindeiro, e foi inaugurada em 2016, em Porto de Galinhas, no litoral sul do Estado. Com 85 metros quadrados, a nova unidade está instalada no Piso L2 do centro de compras, em Boa Viagem, e possui projeto arquitetônico assinado por Renata Calheiros, que, seguindo a proposta da marca, apostou em uma decoração rústica, com luminárias feitas por artesãos locais.
Patrícia Monteiro, sócia de Rebecca Brindeiro na nova Rip Curl, é empresária com mais de 20 anos de expertise em moda praia e surfwear. “Fomentamos a economia local com a contratação, direta e indiretamente, de 20 profissionais e já faremos novas admissões para as festas de fim de ano”, adianta a empresária.
EXPANSÃO - A nova loja reforça o foco de seguir com o projeto dentro do modelo de licenciamento da marca no Brasil. “Não paramos nem durante a pandemia. Foram três lojas inauguradas durante esse período. Duas no ano passado e uma em 2021”, destaca o gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Fernando Gonzalez. “Conseguimos proporcionar uma experiência de compra com excelência na loja, com vendedores que pegam onda e, conseguem, de uma forma mais fácil e natural, contar a história da marca e de seus produtos, pois entendem e vivenciam muito bem o que apresentam. O resultado em vendas e conversão aumenta bastante nesse modelo, com a elevação do nível do atendimento”, comenta.
A Rip Curl está presente com lojas exclusivas em oito estados, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. “Esse é um modelo mais rentável do que o sistema de franquia, mais vantajoso financeiramente, e a Rip Curl participa da montagem da loja, seguindo um padrão global de montagem, exposição, comunicação visual e merchandising, padronizando as lojas e o atendimento em todo mundo. O plano de expansão é um dos principais projetos comerciais da empresa no Brasil, o que valoriza o mercado surfwear no geral, dando possibilidade da marca expor seus produtos de uma forma mais ampla, valorizando a percepção das principais linhas de produtos, destacando a coleção feminina e expondo uma quantidade maior de produtos para contar as histórias e os temas de forma diferenciada”, complementa.
Além das lojas em Pernambuco – Recife e Porto de Galinhas – a Rip Curl está em Morro de São Paulo e Praia do Forte, na Bahia; Maceió, em Alagoas; Atlântida e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Florianópolis, Garopaba e Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Guarujá, Bertioga (Riviera de São Lourenço) e São Sebastião (Boiçucanga e Maresias), em São Paulo; Búzios e Cabo Frio, no Rio de Janeiro; e Vila Velha, no Espírito Santo.