Contribuintes de Pernambuco já contam com uma nova plataforma para facilitar o acesso a informações sobre os tributos estaduais: o Assistente Virtual. Disponível no portal da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PE), o Assistente Virtual também pode ser acessado pelo Whatsapp e pelo Telegram. A ferramenta de interação via chat funciona 24 horas e guia o contribuinte para o autosserviço. Caso o problema não seja solucionado, é possível entrar em contato com a equipe do Telesefaz pelo próprio chat e receber atendimento direto, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Por meio desses novos canais de atendimento, podem ser esclarecidas dúvidas gerais sobre os procedimentos da Sefaz-PE e acesso ao e-Fisco, bem como podem ser obtidas orientações sobre o pagamento e parcelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O serviço também conta com um atendimento direto para liberação de mercadorias e recepção de processos de isenção de ICMS para pessoas com deficiência (PcD), além de orientar o contribuinte sobre o ICD, que é o imposto sobre sucessões e doações. Em parceria com a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), por intermédio do Núcleo Estadual Integrado de Cobrança (NEIC), também são oferecidas orientações sobre débitos inscritos em Dívida Ativa e integração com o site da PGE.
Para acessar e conhecer o Atendimento Virtual, escolha o canal de sua preferência:
Portal Sefaz (www.sefaz.pe.gov.br) e clique no ícone no canto inferior direito.
lmprensa PGE