Em comemoração ao Dia Mundial do Manguezal, comemorado em 26 de julho, servidores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA) participaram de uma capacitação sobre o ecossistema nesta segunda-feira (26). A atividade ocorreu no Parque Natural Municipal Acaraú, Unidade de Conservação Municipal que preserva mais de 30 hectares de manguezal em Paulista. Além de participar da aula, os servidores também realizaram o plantio do mangue vermelho e do mangue branco na área.
A qualificação foi ministrada pelo engenheiro florestal e analista ambiental da SEMA, Tiago Santos, que é especialista em manguezal e Doutor em Solos. O profissional falou da importância desse ecossistema costeiro para a preservação do meio ambiente, mostrando in loco as diferenças entre as espécies encontradas na Acaraú: Rhozophora mangle (mangue vermelho), Laguncularia racemosa (mangue branco), Avicennia sp (mangue preto, canoé) e Conocarpus erectus (mangue de botão).
O Parque Natural Municipal Acaraú é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto no 078/2018. Seu uso é restrito e é voltado para pesquisas científicas e educação ambiental, mediante autorização prévia do órgão ambiental responsável, a SEMA. Entrar em unidades de conservação de proteção integral sem autorização é proibido por lei.
A SEMA iniciou os estudos no Parque Acaraú com o objetivo de elaborar o Plano de Manejo da Unidade. Esse projeto é um importante instrumento que permitirá determinar as áreas da unidade de conservação que atenderão pesquisadores e estudantes através de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.
A capacitação de hoje marca o início de uma série de programações previstas para os próximos meses, não apenas no Parque Acaraú, mas também em outras Unidades de Conservação Municipais e em todo o litoral do município do Paulista.
lmprensa Paulista PE