As famílias rurais do Assentamento Ximenes, que vivem na área do Engenho Bombarda, comunidade que engloba os municípios de Barreiros e Tamandaré, foram visitadas pelo presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, junto com o diretor de Gestão Fundiária de Suape, João Alberto Costa Faria, na manhã desta quarta-feira (14). A visita foi marcada pela escuta e levantamento das demandas da população reassentada em 2012, por meio da parceria do Iterpe com o Complexo Industrial de Suape.
A reunião, que aconteceu na frente do casarão sede do Assentamento Ximenes e contou com a presença das instituições parceiras do Iterpe e das famílias rurais, foi realizada através de uma roda de debate sobre as potenciais soluções para apoiar o desenvolvimento da produção rural, da melhoria de vida no assentamento e a reforma do casarão sede do assentamento.
“Somente escutando e olhando de perto as dificuldades enfrentadas pelas famílias assentadas pela reforma agrária é que o Iterpe consegue planejar e articular as ações de melhoria. Entendemos que as parcerias firmadas pelo Instituto em conjunto com Suape, os municípios e a sociedade civil organizada são essenciais para o desenvolvimento do assentamento Ximenes”, explicou Henrique Queiroz.
Durante a reunião, o presidente se comprometeu com a doação de calcário e a análise do solo para melhorar a produção de alimentos do assentamento, além da regularização das famílias para entrega de títulos de acesso à terra. No momento, a prefeitura de Tamandaré e a de Barreiros anunciaram mais apoio à comunidade rural, entre elas a manutenção das estradas, o transporte do calcário e a assistência técnica de utilização do produto no solo.
Participaram da reunião o presidente do assentamento Ximenes, Euclides de Lima; o coordenador da gestão fundiária de Suape, Oscar Barreto; o gerente de assentamentos do Iterpe, Marco Dubeux; a técnica social do Iterpe, Rosane Pontes; o assessor de Articulação Institucional do Iterpe, Afonso de Souza; o secretário de Agricultura de Tamandaré, José Cícero; o secretário de Meio Ambiente de Barreiros, Nivaldo Brito; o diretor da Nacional do MLST, Dinho França; presidente da Cooates e diretor da OCD/PE, José Cláudio Silva; a assistente técnica da Diretoria Fundiária de Suape, Marquiza Melo; o presidente do CDRS de Barreiros, Isaquiel Batista; as lideranças do STR Barreiros, José Ramos Silva e Marluce Silva; e o representante da Adagro em Barreiros, Vicente Raposo.
lmprensa lterpe PE