Com o tradicional 12 de junho já próximo - para este sábado - essa será mais uma comemoração seguindo as medidas de proteção do Governo de Pernambuco contra a Covid-19. Para celebrar o amor com mais calma, o Procon Pernambuco separou algumas orientações para consumidores não terem dor de cabeça.
COMPRAS ON LINE
- Não deixe de pesquisar e comparar os preços.
- Compre de site que você confia, conhece e já utilizou;
- Cuidado com e-mails e sites fraudulentos. O recomendado é entrar diretamente no site da loja e não por meio de links duvidosos enviados por e-mail e que aparecem em outras redes sociais;
- Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra; Não esqueça de guardar a nota fiscal;
- Evite fazer a compra utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas.
TROCA
- Procure saber a política de troca das lojas físicas.
- No caso de compras virtuais ou por catálogo, o consumidor não pode experimentar nem verificar qual é o material usado na fabricação nem tem como avaliar o produto em mãos. Mas, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao cliente o direito de arrependimento pela compra. Amparado na lei, o comprador pode pedir a troca ou a devolução da mercadoria em sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade, contando a partir do dia que o produto chegue na residência.
MOTÉIS E HOTÉIS
- Hotéis e motéis: O consumidor deve ficar atento às medidas de higiene adotadas pelo local, para evitar o contágio do coronavírus. Lembrando que ambos têm a obrigação de prestar esclarecimentos quanto à informação de preços praticados. Os preços dos itens contidos no frigobar também devem ser informados. O consumidor deverá observar a validade dos mesmos.
FLORES E CESTAS
- Flores: nesta época, com o aumento da procura, ocorre a elevação dos preços. Não deixe de verificar o valor do frete. Tudo deve ser feito por escrito: tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem. Solicite confirmação da entrega e exija nota fiscal.
- Cestas: verifique se todos os itens estão dentro do prazo de validade e exija que não haja contato direto dos produtos alimentícios com produtos químicos (cosméticos, por exemplo) ou com flores. Solicite que o fornecedor confirme a data da entrega.
Teve problemas? Entre em contato com o Procon-PE.
O consumidor poderá tirar suas dúvidas nos canais de atendimento do órgão através do 0800-282-1512; ou pelo 3181-7000. Mais informações, orientamos que acesso o site: www.procon.pe.gov.br.
lmprensa Procon PE