O Univerciência deste sábado (26), 12h30, numa transmissão da TV Pernambuco e outras emissoras públicas de vários estados, vai mostrar como o conhecimento científico melhora a vida da população. O programa visitou um laboratório de análise técnica sobre os solos. Também será mostrada uma pesquisa que estuda se o chá de Ayahuasca pode reduzir sintomas da depressão, considerada pela Organização Mundial da Saúde como o "mal do século XXI". A atração semanal traz ainda um resgate da arquitetura moderna na Bahia.
Você sabe o que é pesquisa científica e qual o impacto dela na sua vida? Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) explicam como o conhecimento científico melhora a vida das pessoas. A ciência parte de uma série de métodos, estudos, evidências e averiguações que contextualizam tudo aquilo que se busca compreender.
Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), desde 1995 o laboratório de solos realiza a análise técnica do solo das propriedades rurais do estado e do Norte de Minas Gerais. O espaço faz exame químico e físico das amostras enviadas, e orienta a produção. O programa vai mostrar todo o procedimento de análise até a emissão do laudo, que auxilia para que o produtor possa atuar, junto com o técnico, na melhoria do solo.
Já pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram um estudo com o chá de Ayahuasca, composto de plantas com efeitos alucinógenos, para investigar a sua relação com a redução dos sintomas da depressão. A doença silenciosa foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o "mal do século XXI". Usado para fins terapêuticos, crenças espirituais e rituais religiosos, como o xamanismo e o Santo Daime, o chá de Ayahuasca é famoso pela capacidade de induzir modificações intensas na percepção, emoção e cognição. Para além dos rituais religiosos, a Ayahuasca é também a propulsora da pesquisa em torno dos psicodélicos.
O Univerciência vai mostrar ainda a coleção de livros “Arquitetura Moderna na Bahia”, de autoria do professor Nivaldo Andrade. Lançada pela editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), a coleção conta com cinco volumes. Toda a obra foi baseada na tese de doutorado do autor que conquistou o prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. A edição dos livros surgiu a partir da constatação do professor Nivaldo que os estudantes baianos estudavam a arquitetura moderna sem qualquer referência arquitetônica das construções da Bahia.
O programa Univerciência tem a participação de instituições de vários estados, a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
Univerciência
Sábado, 12h30
TV Pernambuco
Canais Digitais: Recife e Região Metropolitana: 46.1 Caruaru: 12.1 Petrolina: 13.1 .
Ascom TVPE