Recife terá, na foz do Riacho do Cavouco, no Parque do Caiara, uma iniciativa de tecnologia inovadora para tratamento da água poluída, os jardins filtrantes. Projetados para ocupar aproximadamente 7 mil m², os Jardins serão responsáveis pelo tratamento de cerca de 10% da vazão da água do riacho que desaguará no Rio Capibaribe. A iniciativa, projeto-piloto do Programa CITInova, coexecutado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) será um dos temas discutidos no II Seminário de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco.
A palestra da ARIES intitulada “Projeto CITinova: a implementação de Jardins Filtrantes no riacho do Cavouco” acontecerá no dia 29 de junho a partir das 19h e terá participação de Luana Alves, Arquiteta e Urbanista do Projeto CITinova; e Mariana Amazonas, representante regional da Phytorestore, empresa responsável técnica dos Jardins Filtrantes. O evento organizado pelo Núcleo de Comunicação Ambiental abordará o tema “Ecossistemas Urbanos: Desafios para o Estado de Pernambuco”.
O evento será aberto ao público com transmissão pelo canal Engenharia Ambiental_UFRPE no YouTube. Será gratuito e dará certificado para os inscritos. Inscrições através do link: www.sympla.com.br/ii-seminario-de-engenharia-ambiental-da-ufrpe__1247965
Inovadora - Essa técnica já foi a solução sustentável aplicada, inclusive, no Rio Sena. É uma estação de tratamento natural projetada como um parque ou jardim público a fim de promover a biodiversidade. Compatível com a dinâmica da cidade e com um design participativo, eles podem construir um meio natural pedagógico impactando na conscientização da população e na sua relação com o rio. A iniciativa que será implantada no Recife se encontra na fase de finalização do projeto executivo.
Serviço – ARIES apresenta projeto Jardins Filtrantes em debate na UFRPE
Data: 29/06/2021
Hora: 19h
Local: Canal Engenharia Ambiental UFRPE, no Youtube