Adolescentes em internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, concluem, nesta sexta-feira (21), mais uma etapa do projeto “Caminhos para o Crescimento Saudável – Biblioterapia”, promovido pela Fundação Terra. Trata-se de uma oficina de ritmos percussivos, realizada pelo músico Emerson Calado, integrante do grupo Cordel do Fogo Encantado. A carga horária da atividade - neste primeiro momento, concentrada na parte teórica - foi de oito horas, divididas em quatro dias de aulas ao longo desta semana.
O projeto está em andamento desde setembro de 2020 no Clube Castelar, uma sala multifuncional do Case/Cenip Arcoverde, unidade administrada pela Funase. No local, também já foram promovidas oficinas de leitura e de artesanato, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada pelas técnicas Juliana Aguiar, Caroline Arcoverde e Giliane Cordeiro, da Fundação Terra. A iniciativa tem recursos direcionados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comddica).
A coordenadora-geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibelle, destaca a ação como geradora de resultados muito animadores. “Uma característica é a continuidade das atividades, que acontecem periodicamente desde 2020, quando, em parceria com o Judiciário, inauguramos o Clube Castelar. É um espaço que se transformou em um ambiente propício para a realização de diversos projetos que têm ajudado a transformar realidades e a fazer do cumprimento da medida socioeducativa algo efetivo”, avalia.
lmprensa Funase