Nesta quinta feira, 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. De acordo com o relatório apresentado no final de 2020 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a degradação do solo afeta pelo menos 3,2 mil milhões de pessoas, ou seja, 40% da população mundial.
A BRK Ambiental, empresa responsável por serviços de água e esgoto em mais de 100 municípios espalhados pelo Brasil, aproveita a data para reforçar a importância do descarte correto de resíduos, evitando contaminações do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade. Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do solo e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.
Frequentemente são encontrados nas tubulações da cidade resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Fluídos como óleo de cozinha, gordura, chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos se infiltram no solo e podem alcançar os lençóis freáticos. O descarte incorreto de um litro do óleo de cozinha, por exemplo, é capaz de poluir cerca de 1.000 litros de água. Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta.
Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br
O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.