O militante ambientalista Thiago Ávila (foto) acabou de ser preso em Brasla. Ele estava denunciando que a Escola do Cerrado - que atende filhos de trabalhadores de reciclagem - foi alvo de ação de despejo por parte da PM. Ele foi levado para a 1ª DP na Capital Federal. Ao ser levado, escreveu em seu lnstagram: "Fui preso e estou sendo levado para a primeira DP. Alexandre Bittencourt, subsecretário de operações do DF Legal, me deu voz de prisão! Quem puder, ajude a divulgar!"
Sua esposa, a militante e youtuber Laura Sabino está divulgando a detenção nas redes sociais. O Coletivo Advogue pela Democracia já está articulando com advogados para dar suporte ao ambientalista. Duas horas antes de ser detido, Ávila escrevera em seu Twitter: "Vai ter reconstrução da Escolinha do Cerrado e dos barracos das famílias catadoras de materiais recicláveis destruídos pelo governo do Distrito Federal! Em dois dias ultrapassamos 70% da meta é jaja poderemos começar a construir! Bora dar uma força?!".
URGENTE
— Laura Sabino (@mylaura_m) March 25, 2021
O @thiagoavilabr está sendo@preso nesse momento do DF. Estão prendendo e perseguindo militantes! Ajudem a divulgar pic.twitter.com/TNXv7uSig6