A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realizou um investimento de R$ 722 milhões na rede de distribuição de energia elétrica em toda a sua área de concessão, durante o ano de 2020. O montante foi destinado, principalmente, a projetos de expansão da rede. Foram entregues mais 2.560 quilômetros de rede, instalados 774 equipamentos automatizados (religadores de linha) e 20 alimentadores, que promoveram um incremento de 120 quilômetros de novos circuitos de média tensão. Essas ações contribuíram diretamente para uma maior qualidade e confiabilidade no fornecimento, oferecendo assim condições para a chegada de novos negócios e o crescimento econômico em todas as regiões do Estado.
A concessionária ainda colocou em operação, apenas em 2020, seis novas subestações, localizadas nos municípios de Itaíba, Tacaratu, Serra Talhada, Bodocó, Canhotinho e Ipojuca. Esses empreendimentos impactaram mais de 105 mil clientes. Além de suprir com mais eficiência a necessidade atual, as novas subestações ainda permitem que as cidades possam trabalhar na atração de novos investimentos, pois a rede elétrica está dimensionada e pronta para suportar o crescimento da demanda local.
O investimento da Celpe também contemplou projetos de segurança para a população, como o deslocamento de 20 quilômetros de rede. Automatização foi outro foco da concessionária, que fechou o último ano com a instalação de 730 equipamentos inteligentes, impactando diretamente na gestão do fornecimento e uma resposta mais rápida a possíveis interrupções no fornecimento. “Todos esses investimentos, aliados às demais ações adotadas por nossas equipes, contribuíram para manter os níveis de qualidade no fornecimento de energia. Encerramos o ano passado com os índices de qualidade melhores que os limites regulatórios estabelecidos pela Aneel”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.
Em 2020, a empresa alcançou 3,8 milhões de clientes em sua área de concessão que abrange 184 municípios pernambucanos, além da Ilha de Fernando de Noronha e a cidade Pedras de Fogo, na Paraíba. Desse total, mais de um milhão de clientes estão inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica, um acréscimo de aproximadamente 20% quando comparado ao período anterior.
O número de novas ligações realizadas chegou a 137 mil. A classe residencial foi o que apresentou o maior aumento do consumo, crescendo 4,8% em relação a 2019. Este índice se deve, principalmente, ao incremento na base de clientes, à pandemia, quando as pessoas precisaram permanecer mais em suas casas, e às altas temperaturas registradas no último trimestre.
Sobre o atendimento aos clientes, a Celpe precisou acelerar uma série de processos previstos para este ano devido à necessidade do distanciamento social. Com a finalidade de diminuir ao máximo a necessidade de os clientes irem às lojas da concessionária, foram iniciados atendimentos via WhatsApp e redes sociais, além da criação do portal de negociação. Tudo isso se somou a outros meios já existentes, como conta digital, site oficial, teleatendimento e SMS. Foram mais de 45 milhões de pessoas atendidas por meio dos canais digitais, o que representa 89% das interações comerciais ao longo do ano.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - Na área de eficiência energética, programa regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Celpe substituiu aproximadamente 84 mil lâmpadas incandescentes por equipamentos de LED com a finalidade de promover a eficientização de prédios públicos. Em áreas de comunidade, foram cerca de 69 mil trocas. Apenas essas duas ações foram responsáveis pela economia de 2.526,62 MWh/ano.
Outro programa importante para o orçamento das famílias de baixa renda, condomínios e meio ambiente, o Vale Luz se manteve em funcionamento mesmo durante a maior parte da pandemia. Em 2020 foram mais de cem toneladas recolhidas, que geraram cerca de R$ 29 mil em descontos na conta de energia elétrica dos seus participantes, que inclui pessoa física e condomínios.
lmprensa Celpe