O Conselho Superior de Transporte Metropolitano aprovou, na última sexta-feira (5), durante reunião ordinária realizada de forma online, proposta de revisão tarifária baseada em estudos realizados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Com a decisão, foi ratificada a criação de uma tarifa mais barata no chamado “horário social” de fora do pico. Das 9h às 11h da manhã e das 13h30 às 15h30 da tarde, a passagem ficará mais barata, passando dos atuais R$ 3,45 para R$ 3,35 no anel A, e de R$ 4,70 para 4,60 no Anel B.
Esse desconto se aplicará exclusivamente nos dias úteis e através do uso do VEM Comum. Seu objetivo é estimular o melhor escalonamento do uso do sistema, reduzindo a pressão no horário de pico, mantendo maior modicidade tarifária para seu usuário.
Nos demais horários, o anel A passa a custar R$ 3,75 e o anel B R$ 5,10, refletindo percentuais de acréscimo de 8,7% e 8,5%, menores do que a inflação acumulada de 2019 e 2020, que foi de 9%. O anel G passa de R$ 2,25 para R$ 2,45 (aumento de 8,8%). Vale ressaltar que em 2020 não houve revisão tarifária. As mudanças passam a valer a partir de hoje.
Apesar do reajuste, a Região Metropolitana do Recife segue com a 5ª tarifa mais barata do País (atrás de Maceió, Belém, São Luiz e Macapá) entre as capitais. Destas, apenas a capital alagoana já realizou revisão em 2021.
O Consórcio Grande Recife realizou estudos que buscaram assegurar uma proposta que mantenha a sustentabilidade do sistema e proporcione uma melhor oferta de serviços ao usuário, no atual cenário de pandemia, que vem afetando os sistemas de transportes em todo o Brasil.
Proposta para a revisão tarifária
Horário | Anel A | Anel B | Anel G |
Horário Social* | R$ 3,35 | R$ 4,60 |
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Demais horários | R$ 3,75 | R$ 5,10 | R$ 2,45 |
* Horário social = 9h às 11h e 13h30 às 15h30
Desde o início da pandemia, o STPP vem sofrendo com a redução sistemática de demanda, que atualmente representa 62% da que existia em março/2020. A partir dos esforços do Governo do Estado, a oferta de serviços vem sendo mantida sempre proporcionalmente maior, pelo menos 10% a mais que a demanda.
Mesmo com todo o quadro de dificuldades econômicas e fiscais, o Governo tem feito um grande esforço para manter subsídios, como o do diesel, passe livre estudantil, transporte complementar e na gestão do próprio STPP, para evitar que a passagem alcance valores mais altos, como acontece em outros estados. Além disso, está intensificando as ações de melhoria da estrutura que serve ao transporte, com intervenções nos terminais e estações e de segurança para a população.
Os esforços feitos ao longo de 2020 representaram gastos superiores a R$ 300 milhões, entre isenções, subsídios e investimentos em estações e terminais.
No último ano, entre outras ações, o governo sancionou lei que acabou com o prazo de validade dos créditos do VEM, ampliou a integração temporal, que já alcança 50% dos terminais integrados, criou o benefício do VEM Idoso, incentivou municípios a ampliar a malha de faixas azuis/exclusivas e ampliou o convênio com a SDS do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que garantirá o lançamento de mais de 2.500 policiais militares nos 10 principais terminais integrados do Grande Recife e na proteção das 44 estações de BRT. Mais recentemente, foram iniciadas as obras de requalificação que alcançarão, em sua primeira fase, 20 estações de BRT e seis terminais integrados.
Ainda este ano, o governo pretende lançar a licitação de concessão da gestão dos terminais à iniciativa privada. A futura parceria tem como objeto a contratação de um parceiro privado para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos 26 Terminais Integrados e das 44 Estações de BRT, com possibilidade de implantação de empreendimentos associados. Também já está em licitação a concessão que requalificará 1 mil abrigos e 2 mil totens na RMR e finalizado o chamamento público para a revisão da rede de transportes e sua nova licitação.
lmprensa Grande Recife