Um antiviral chamado molnupiravir hoje concentra o olhar da comunidade científica empenhada em encontrar um tratamento eficaz para combater o coronavírus SARS-CoV-2, causador do Covid-19.
Especialistas do Institute of Biomedical Sciences da Georgia State University, nos Estados Unidos, garantem que o medicamento - também identificado como MK-4482 / EIDD-2801 - é capaz de eliminar completamente a transmissão do coronavírus em 24 horas.
'Esta é a primeira demonstração de um medicamento disponível por via oral que pode bloquear rapidamente a transmissão do SARS-CoV-2', destacam os especialistas citados no site Sciencie Daily.
Se o tratamento for iniciado na hora certa, as pessoas infectadas podem obter grandes benefícios para si mesmas e para o resto da sociedade.
O molnupiravir pode impedir o agravamento do paciente, reduzir a infecção e prevenir surtos na comunidade.
Nesse sentido, o MK-4482 / EIDD-2801 tem um amplo espectro de atividade contra vírus de RNA respiratório, reduz a quantidade de partículas virais espalhadas em várias ordens de magnitude, reduzindo drasticamente a transmissão, apontam cientistas na revista Nature Microbiologia.
O molnupiravir está atualmente em testes clínicos avançados de fase II / III, nos quais está sendo testado em três doses diferentes a cada 12 horas por cinco dias em pacientes com Covid-19.
Portal Prensa Latina