A segunda fase da integração temporal no Terminal Integrado Afogados passa a valer a partir deste sábado (05). Com isso, ao desembarcarem na Estação de Metrô Afogados, os usuários que desejarem embarcar numa das duas linhas que operam no TI terão de fazê-lo pela porta da frente do coletivo e passar o cartão VEM no validador do ônibus, sem o pagamento de uma nova tarifa. Cartões do Vale Eletrônico Metropolitano, tipo Comum, continuam sendo distribuídos no local mediante cadastro.
Usuários das linhas 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 914 – PE-15/Afogados devem ficar atentos, pois o embarque nestes coletivos, no TI Afogados, só será permitido com o cartão VEM (Trabalhador, Estudante, Livre Acesso ou Comum). Com isso, o Consórcio promove a integração temporal no sentido metrô x ônibus e completa o processo que teve início no dia 31 de outubro com a integração no sentido ônibus x metrô.
A implantação da integração temporal no terminal faz parte do processo de universalização da bilhetagem antecipada que agiliza o embarque e ajuda no planejamento da operação. Isso acontece porque, quando o usuário passa o cartão duas vezes no validador, é possível identificar a sua origem e o seu destino. Além de diminuir a entrada irregular de passageiros no sistema.
A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x ônibus ou ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, por sentido da viagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).
Por isso, cartões VEM Comum continuam sendo distribuídos gratuitamente mediante cadastro no local. Para conseguir um, basta se dirigir à equipe localizada entre o TI e a Estação do Metrô munido de documento oficial com foto que comprove o CPF e informar ainda o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. É possível fazer a recarga do cartão nas máquinas de POS (sem a cobrança da taxa) com os funcionários presentes. A equipe está no TI, de segunda à sexta-feira, das 6h às 18h; e, aos sábados, das 6h às 12h.
Cartazes nas linhas e orientadores no TI Afogados estão ajudando a divulgar a novidade entre os usuários. Passageiros que tiverem uma segunda tarifa descontada antes do período de duas horas, devem procurar a Urbana-PE, através do telefone 3125.7858. É necessário informar o dia e horário do fato para checagem, além do número do cartão. Se confirmada a cobrança indevida, o usuário terá a passagem devolvida ao VEM.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
lmprensa Grande Recfe