Uma operação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) identificou desvio de energia em duas unidades de uma rede de academia de ginástica, nos bairros de Boa Viagem e da Tamarineira, no Recife. As equipes técnicas constataram fraudes nos medidores de energia. A ação, na manhã desta terça-feira (15), foi realizada pela área de inteligência da empresa e contou com o apoio da Polícia Civil e de peritos do Instituto de Criminalística. O gerente do estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. A concessionária está calculando o volume de energia recuperada.
A unidade da Tamarineira era reincidente e estava ligada diretamente na rede de distribuição, sem a devida medição de consumo. Após constatar a irregularidade, a Celpe removeu o ramal de ligação responsável pelo suprimento de energia do prédio e está realizando o levantamento da carga que não estava sendo medida. Na academia de Boa Viagem, o medidor estava danificado e parte da carga não estava sendo medida.
“Para descobrir as fraudes, realizamos algumas avaliações através de informações levantadas pelo núcleo de inteligência. Enviamos uma equipe de inspeção aos locais e constatamos as irregularidades, juntamente com a autoridade policial”, relata o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.
A Celpe reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
lmprensa Celpe
Foto meramente llustratva