Oito adolescentes em cumprimento de medida de internação em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, concluíram, no fim de semana, o primeiro curso ofertado após articulações com o programa Acessuas Trabalho. Os socioeducandos tiveram contato com a temática da educação ambiental, por meio de oficinas realizadas dentro do Case/Cenip Arcoverde, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), e de uma visita externa ao Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário (Cedec), na Terra da Misericórdia. As ações profissionalizantes foram operacionalizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O objetivo das atividades foi proporcionar aos alunos noções sobre sustentabilidade e respeito à natureza, sempre levando em conta o cunho social. A articulação para a oferta do curso foi feita por meio do contato entre uma assistente social do Case/Cenip Arcoverde e técnicos responsáveis pelo Acessuas Trabalho. O programa é financiado pelo Governo Federal e executado pelos municípios. A inserção de adolescentes da Funase nesse tipo de oficinas está contando com articulações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social.
“A assistente social Marcileine Aguiar articulou-se com a coordenação do Acessuas e conseguimos proporcionar esse primeiro curso para os socioeducandos no âmbito do programa. A carga horária foi de 24 horas/aula. O conteúdo foi ministrado pelo Senar e incluiu uma parte teórica e um passeio para conhecer uma área externa arborizada, no Cedec. A pauta ambiental é algo que sempre resulta em um envolvimento positivo dos adolescentes”, avaliou a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibelle.
lmprensa Funase